.

5/9/2016

Fórum Ruy Barbosa volta a funcionar nesta terça com tapumes nas laterais e no acesso às rampas

Presidente do TRT-2 garantiu que o emadeiramento é provisório e nos próximos dias será aberta licitação para envidraçamento do prédio

Na tarde desta segunda-feira, 5, representantes do Sintrajud, da AMATRA-2, AAT-SP e Ministério Público do Trabalho, reuniram-se com a desembargadora Presidente do TRT-2, Silvia Devonald, o vice-presidente judicial, desembargador Wilson Fernandes, e a corregedora, desembargadora Beatriz de Lima Pereira, para discutir o avanço das obras e condições de segurança no TRT-2.

Participaram da reunião a diretora do Sintrajud e servidora da JT, Inês Leal, Lívio Enescu, presidente da Associação dos Advogados Trabalhista de São Paulo – AAT, Fábio Ribeiro da Rocha e Marcelo Azevedo Chamone, da Associação dos Magistrados de Justiça do Trabalho da Segunda Região - AMATRA-2, e Erich Vinícius Shcramm, do Ministério Público do Trabalho de São Paulo.

A presidente do TRT-2, Silvia Devonald, reafirmou que o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa voltará a funcionar normalmente a partir desta terça-feira, 6. Segundo a presidente, todas as laterais do prédio foram fechadas com os tapumes de madeira. No caso das rampas, as obras continuam em andamento e, por enquanto, o acesso está fechado.

Ainda segundo a presidente, a previsão para liberação do acesso às rampas, que também serão fechadas com tapumes de madeira, é de quinze dias. O presidente da AAT, Lívio Enescu, solicitou que as obras de fechamento das rampas fossem iniciadas em andares estratégicos, por exemplo, no 17º, 10º e 1º andares, já que as rampas facilitam e dão agilidade a ligação do bloco A ao B. A desembargadora presidente não se opôs a proposta e garantiu ver a possibilidade de iniciar as obras pelos andares solicitados.

Silvia Devonald voltou a afirmar que o emadeiramento do Fórum Ruy Barbosa é uma medida paliativa e provisória. Segundo a desembargadora presidente, o projeto é de envidraçamento do prédio e a verba para garantir esta obra já foi enviada. Desta forma, nas próximas semanas está prevista a abertura do processo licitatório para garantir o envidraçamento. Ainda não há prazo para a conclusão da obra, no entanto, a verba já foi empenhada para que não haja devolução no final do exercício deste ano.

Segundo a presidente do TRT-se, na última sexta-feira, 2, o Corpo de Bombeiros realizou uma vistoria no Fórum, conforme solicitado em reunião com representantes do Sintrajud, Amatra e AAT. Os bombeiros analisaram as obras de emadeiramento, os tapumes e as condições gerais do prédio. Segundo a desembargadora Silvia Devonald, os bombeiros afirmaram que não foram encontradas irregularidades que possam oferecer riscos nas obras de emadeiramento, no entanto, o Corpo de Bombeiros constatou que há alguns problemas no prédio que precisam ser solucionados, mas, segundo a presidente, não impedem o funcionamento do Fórum. A presidente do TRT-2 afirmou ainda não ter recebido o laudo do Corpo de Bombeiros e que o mesmo será apresentado para as entidades posteriormente.

Na opinião da diretora do Sindicato e servidora da JT, Inês Leal, os avanços nas medidas de segurança apresentados na reunião são fruto da mobilização dos servidores, unificados com os magistrados e advogados, contra a morosidade da Administração com a questão da segurança no Fórum Ruy Barbosa. “Vamos continuar na luta por segurança, condições de trabalho e cobrando a presidência para que as obras de envidraçamento saiam o mais rápido possível”, finalizou.