.

1/9/2016

Pela 1ª vez, audiência sobre Escola Sem Partido tem professores na mesa

Audiência acontece na manhã desta quinta (1º) no Senado; projeto tenta proibir debates na escola

Os movimentos contra e a favor do projeto “Escola Sem Partido”, apontado pelos primeiros como uma tentativa de amordaçar professores e tolher o desenvolvimento crítico de estudantes, enfrentam-se na manhã e início da tarde desta quinta-feira (1º), no Senado Federal. Isso ocorrerá nos debates previstos para a audiência pública "Liberdade de Expressão na Sala de Aula", marcada para começar às 10h30, na sala de reuniões da Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

A audiência terá a participação do professor da Faculdade de Educação da UFF Fernando Penna, considerado um dos mais intensos críticos ao projeto conservador, e do advogado Miguel Nagib, que preside a associação “Escola Sem Partido” e autor do texto que integra o principal projeto com esse teor.

Estão previstas ainda na mesa do evento a presença de Deborah Duprat, procuradora federal dos Direitos do Cidadão, da pastora Romi Bencke, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, Toni Reis, do Fórum Nacional de Educação, e Vera Lucia Cabral Costa, da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares. O evento será transmitido pela TV Senado.

Pela primeira vez, uma audiência pública sobre o tema no Congresso Nacional terá representantes dos dois lados na mesa e de professores. "Todos os debates anteriores tiveram a presença apenas de defensores do "Escola Sem Partido" e sem a participação de professores", observa Fernando Penna.

Essa mudança, aparentemente, reflete a atuação dos movimentos sociais e sindicais contrária à proposta, apontada por eles como um grande retrocesso e uma tentativa de forjar uma escola sem pensamento crítico e sem democracia.