SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
links do site antigo do Sintrajud

Notícias do site antigo

24/8/2016

Congresso aprova PLN 3 após pressão dos servidores da Eleitoral

Equiparação salarial é conquistada depois de intensa mobilização em Brasília e nos estados

O Congresso Nacional aprovou na noite desta terça-feira, 23, o PLN 3/2016, que permite remanejamento no orçamento da Justiça Eleitoral para a aplicação da Lei 13.150/2015, que estabelece a equiparação salarial entre os chefes de cartórios eleitorais.

O resultado mais uma vez chega após a união de esforços em torno de um objetivo comum e de muita pressão sobre o parlamento. Foram horas incontáveis de trabalho de articulação não só em Brasília, mas também nos estados, onde os sindicatos e os chefes de cartório buscaram apoio de cada deputado e senador, em suas bases eleitorais.

Mobilizações e atos concentrados em Brasília e nos estados também mostraram ao Congresso Nacional a insatisfação  e o sentimento de “ganhou, mas não levou”, com o contingenciamento de recursos no Poder Judiciário da União, que levou à não implementação da isonomia entre os chefes de cartório da Justiça Eleitoral.

Com a aprovação do PLN 3, a Fenajufe passa agora a acompanhar os desdobramentos junto aos órgão responsáveis pela execução financeira do orçamento, tentando agilizar os efeitos da equiparação salarial entre os chefes de cartório.

Atuaram em Brasília nesta semana os coordenadores Adilson Rodrigues, Adriana Faria, Costa Neto, Erlon Sampaio (também diretor do Sintrajud), Gerardo Lima, Helenio Barros e Mara Weber, ao lado de servidores de cartórios eleitorais, como Zuleika Borges (da Justiça Eleitoral em Santos), e de delegações vindas dos estados, além de dirigentes do Sinje (CE), Sindjus (DF), Sinjufego (GO), Sintrajufe (MA) e Sisejufe (RJ). Pelo Sintrajud participou a servidora aposentada do TRF Maria Helena Leal.