.

16/8/2016

Frente Parlamentar pela Auditoria da Dívida critica políticas de Temer

Lançamento na Câmara dos Deputados reuniu mais de 200 pessoas, com participação do Sintrajud e CSP-Conlutas

Coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli, no lançamento da Frente Parlamentar

O lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular, na última terça-feira (9), levou mais de 200 pessoas ao Anexo II da Câmara dos Deputados. O Sintrajud participou do evento, representado pelos servidores aposentados Maria Helena Garcia Leal (diretora do Sindicato), Carlos Braga Lima e José Maria da Rocha. Representando a CSP-Conlutas, central a que o Sintrajud é filiado, compareceu Atnágoras Lopes, diretor do Sindicato dos Operários da Construção Civil de Belém (PA).

Vários dos 25 deputados que foram ao lançamento criticaram as atuais políticas do governo interino, que promovem ajustes e cortes para garantir o pagamento da dívida pública.

Os parlamentares apontaram como parte dessas políticas o PLP 257, que redefine prazos para o pagamento das dívidas dos estados com a União, e a PEC 241, que impõe limites aos gastos primários do setor público. Na semana passada, o PLP 257 foi aprovado pelo plenário da Câmara e a PEC 241 passou pela Comissão de Constituição e Justiça.

“Esses projetos retiram direitos dos trabalhadores para pagar juros e amortizações da dívida pública”, destacou Maria Helena. A diretora ressaltou ainda a participação popular prevista pela auditoria da dívida.

A Frente será liderada pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) e pelo senador João Capiberibe (PSB/AP). Rodrigues criticou a falta de informações claras sobre o endividamento público e ressaltou a necessidade de dedicação aos estudos sobre a dívida, para que a Frente alcance os resultados esperados. Capiberibe, por sua vez, observou que os brasileiros trabalham 5 meses por ano para pagarem impostos e desse valor, 2 meses e meio são para pagar a dívida.

A coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli destacou que a criação da Frente só foi possível graças às milhares de pessoas que abraçaram a causa e batalharam para levar o tema ao foco dos debates.