SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Notícias do site antigo

11/8/2016

Fenajufe e servidores defendem no TSE reforçar atuação por PLN 3

Sindicalistas e chefes de cartório foram recebidos por Gilmar Mendes; Renan promete sessão dia 23

Servidores foram recebidos pelo presidente do TSE, Gilmar Mendes

Servidores da Justiça Eleitoral e dirigentes da Fenajufe e de sindicatos levaram ao presidente do Tribunal  Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, a preocupação com a tramitação do PLN 3/2016, que assegura recursos para implantação da equiparação salarial dos chefes de cartórios.

Na reunião realizada na noite da quarta-feira (10), os servidores  relataram ao ministro a negociação ocorrida pouco antes com o  presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), na  qual o parlamentar concordou em marcar uma sessão do  Congresso Nacional ainda em agosto – no dia 23, às 11h. O  deputado federal  Rubens Bueno, líder do PPS, acompanhou os  servidores na conversa com o presidente do TSE.

Os trabalhadores reafirmaram a necessidade de a administração do  tribunal intensificar a atuação junto aos presidentes das duas casas legislativas e às lideranças partidárias. Há grande preocupação com relação ao quórum e os servidores pretendem fazer um operativo nos próximos dias para pressionar os parlamentares a assegurarem que a sessão do dia 23 de fato aconteça. Os trabalhadores propuseram ainda que o TSE acione o Colegiado dos Presidentes dos tribunais regionais eleitorais para reforçar a atuação sobre os parlamentares.

Na quarta-feira, a sessão que estava convocada tendo o PLN  3 entre os itens de pauta acabou não acontecendo por falta de  quórum. Mas dirigentes da federação e as delegações de chefes de cartório que se encontravam no Congresso foram recebidos por Renan Calheiros, que concordou em marcar uma data para a próxima sessão, quando também serão apreciados vetos presidenciais e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Desse encontro também participaram as senadoras Kátia Abreu (PMDB/MT) e  Rose de Freitas (PMDB/ES), líder do governo no Congresso, os senadores Fernando Bezerra (PSB/PE), Lasier Martins (PDT/RS), o deputado federal Paulo Fernando dos Santos (PT/AL), e o deputado Rubens Bueno, que articulou a reunião. Os servidores estavam representados pelos coordenadores da Fenajufe Adilson Rodrigues, Erlon Sampaio, Adriana Faria, Costa Neto e Gerardo Lima, acompanhados por delegações de chefes cartórios de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco e Ceará.

Na conversa com Gilmar Mendes, as representações dos servidores defenderam ainda que seja garantido o pagamento da equiparação de forma retroativa a abril. O ministro respondeu que iria analisar a solicitação, informa o servidor Adilson Rodrigues, da direção da Fenajufe. O presidente do tribunal superior foi comunicado da mobilização do setor em defesa da equiparação, definida por lei mas ainda não implementada.

Reunidos após toda essa movimentação, os dirigentes da federação e as delegações dos chefes de cartório debateram a necessidade de readequar o calendário de mobilização, em função dos desdobramentos nas negociações no Congresso. Com isso, o Dia Nacional de Indignação dos Chefes de Cartório de todo o país está sendo convocado para 15 de agosto, com realização de atos, afixação de cartazes, faixas e distribuição de carta aberta. Está prevista a interrupção dos trabalhos durante o expediente, com deslocamento de todos os servidores para a porta do cartório.

A ideia é dar visibilidade a essas atividades, com a organização prévia delas com os sindicatos e reforço nos atos nas capitais. Já para o dia 23 de agosto, data prevista para a sessão do Congresso, o indicativo é de paralisação nacional dos chefes de cartórios para pressionar os deputados e as administrações dos tribunais a atuar de forma a assegurar a aprovação do PLN 3. Os sindicatos devem convocar assembleias deste segmento da categoria para aprovar e organizar as paralisações. O objetivo é construir mais esta etapa da mobilização pela equiparação com unidade e atuação coletiva em conjunto com as direções sindicais.

Presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB/AL), também recebeu os servidores e o deputado federal Rubens Bueno, líder do PPS