.

8/8/2016

Assembleia Setorial vai debater cortes no orçamento da JT

Servidores se reúnem na quarta-feira, 10, às 13h, no Fórum Ruy Barbosa

Para ampliar o debate e organizar a mobilização contra os cortes no orçamento da Justiça Trabalhista, os servidores da JT se reúnem em assembleia na quarta-feira, 10, às 13h, no Fórum Ruy Barbosa. Na pauta estão também as ações da categoria contra o PLP 257 e a PEC 241, que prevê o congelamento dos salários dos servidores públicos nos próximos 20 anos.

Depois de sofrer uma redução de 30% da verba de custeio e de 90% da verba de investimentos no Orçamento deste ano, a Justiça do Trabalho de São Paulo ficou ameaçada de fechar.

Um crédito extraordinário liberado por Medida Provisória no início do mês de Julho garantirá o funcionamento da JT até o fim do ano, depois de já terem sido adotadas diversas medidas de contenção de gastos, mas a situação para o ano que vem permanece crítica.

“O corte orçamentário foi resolvido apenas de forma precária neste ano, mas precisamos nos mobilizar para o ano que vem”, declarou Inês Leal, servidora da JT e diretora do Sintrajud.

Os efeitos dos cortes de verbas na JT coincidem com um período de aumento das demissões e, consequentemente, de ações na Justiça requerendo direitos trabalhistas frequentemente desrespeitados. “Pode não parecer, mas o corte na JT é também um ataque ao conjunto dos trabalhadores que vão ter mais dificuldade de garantir os direitos trabalhistas”, afirmou Henrique Sales, diretor de base da JT.

Em relação aos cortes, o Sintrajud foi convidado para participar uma reunião no dia 26 com a Associação dos Magistrados da Justiça Trabalhista da 2ª Região (Amatra-2). Na reunião, o presidente da Amatra, Fábio Ribeiro da Rocha, informou que os magistrados estão organizando uma manifestação contra os cortes no orçamento da JT e para cobrar a recomposição orçamentária para 2017 ainda no mês de agosto e propôs que esta mobilização seja realizada conjuntamente com os servidores.

Os representantes do Sintrajud comprometeram-se a discutir o tema com o conjunto da categoria em assembleia setorial e esta será uma das questões em pauta na quarta-feira.

Presidente da Amatra, Fábio Ribeiro (centro), reuniu-se no dia 26 com diretores do Sintrajud e com o servidor Fabiano dos Santos (esq.