.

8/8/2016

Pressão para deter PLP 257 recomeça nos aeroportos nesta 2ª

Servidores de todas as esferas iniciam semana de mobilização para tentar barrar projeto apontado como antisserviço público

Os aeroportos serão outra vez o local no qual os servidores vão reiniciar a batalha emergencial, pela segunda semana seguida, contra a aprovação do PLP 257, o projeto de lei complementar caracterizado pelas entidades sindicais como uma ameaça à própria existência dos serviços públicos.

A mobilização intensiva sobre os deputados federais começa nos aeroportos, na manhã desta segunda-feira (8), e deve se estender por parte da tarde e ser repetida na terça, quando muitos parlamentares ainda se dirigem a Brasília.

Os trabalhadores pretendem abordar os deputados quando eles estiverem embarcando para a capital federal e quando chegarem ao aeroporto Juscelino Kubitschek. As atividades estão sendo convocadas pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, federações e sindicatos do funcionalismo.

Ao mesmo tempo, servidores de várias partes do país se dirigem à capital federal para participar da pressão sobre os deputados e senadores dentro do Congresso Nacional, operativo que deve perdurar pelo menos até a quarta-feira. A iniciativa envolve servidores das esferas federal, estadual e municipal.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que convocará sessões para segunda, terça e quarta e que aprovar o PLP 257 é prioridade dele.

O projeto de lei complementar é considerado um duro ataque aos serviços públicos – que pode levar ao congelamento de salários, à proibição de concursos públicos e à impossibilidade de expansão e mesmo manutenção dos serviços prestados. Os sindicatos querem que o projeto seja arquivado.