.

29/6/2016

CAE encerra sessão; servidores buscam pautar PLC 29 no Plenário

Representantes da categoria lotaram sala da Comissão e tentam garantir urgência para o projeto

Comissão de Assuntos Econômicos ouviu ministro do Planejamento sobre reajuste salarial

Servidores e dirigentes sindicais do Judiciário Federal, com delegações de 22 sindicatos da categoria, lotaram a sala da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na tarde desta quarta-feira, 29, para acompanhar a audiência do ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.

Durante a sessão, encerrada há pouco, o ministro garantiu aos senadores integrantes da Comissão que os reajustes dos servidores do Judiciário e do MPU estão adequados à previsão orçamentária de 2016.

A audiência do ministro havia sido solicitada pelos senadores na terça-feira, durante a votação do parecer do relator Jorge Viana (PT-AC) sobre o PLC 29/2016, o projeto salarial dos servidores do Judiciário. Os senadores chegaram a colocar a realização da audiência como condição para a votação do projeto no plenário.

Servidores que acompanham os trabalhos no Senado confirmaram que o PLC 29 e o projeto de reajuste dos servidores do MPU (PLC 26/2016) estão na Mesa do Senado, com requerimento de urgência encaminhado pela CAE. Além desse requerimento, a ser apreciado pelo Plenário, os servidores contam com outro pedido, no qual constavam assinaturas de líderes que representam 64 senadores. Este segundo pedido seria protocolado logo depois da audiência na CAE, segundo o servidor da JF Santos e coordenador da Fenajufe Adilson Rodrigues.

“Várias frentes”

A pauta do Plenário está trancada por MPs, mas o ministro chefe da Casa Civil Eliseu Padilha foi  ao Senado negociar a aprovação dessas Medidas, o que pode garantir o destrancamento da pauta. O ministro conversou com os coordenadores da Fenajufe Adilson Rodrigues, Cristiano Moreira (dirigente do Sintrajufe-RS) e Erlon Sampaio (diretor do Sintrajud).

Destrancada a pauta, pode-se votar a urgência e seria preciso aguardar interstício de uma sessão pra votar o mérito. Esse intervalo pode ser suprimido se houver concordância de todos os líderes. Outra possibilidade é a convocação de sessão extraordinária, o que os representantes da categoria também trabalham para garantir, de acordo com Adilson.

“Ronaldo Caiado, líder do DEM, que era uma preocupação, já nos afirmou que vai votar conosco; então estejamos atentos para garantir o apoio dele, do líder do PSDB (que também assumiu esse compromisso) e de outros”, disse Adilson. “Estamos correndo em várias frentes pra organizar nossa melhor atuação hoje, para concluir essa batalha com aprovação dos projetos no Plenário, em respeito e reverência a todos os que fizeram a maior greve no ano passado”, acrescentou.