SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Notícias do site antigo

27/6/2016

Fundador do Sintrajud, Ivo Farias se aposenta e recebe homenagem

Colegas lembraram militância do oficial que também fundou Núcleo de Oficiais, subsede e outras entidades

Ivo Farias (ao centro) foi homenageado pelo Núcleo de Oficiais de Justiça do Sintrajud

Um dos fundadores e ex-diretores do Sintrajud, o oficial de justiça da JT Ribeirão Pires Ivo Oliveira Farias, está se aposentando. Ele foi homenageado no último dia 9, na reunião do Núcleo de Oficiais de Justiça (que ele também ajudou a criar), quando lembrou sua trajetória à frente da organização do segmento e da categoria como um todo.

Além da fundação do Sintrajud e do Núcleo de Oficiais, Ivo idealizou e fundou a subsede da Baixada Santista, uma realização que ele diz ser um dos seus maiores motivos de orgulho na atividade sindical. Em nível nacional, Ivo participou da criação da Fenajufe e do seu Coletivo de Oficiais (Cojaf) – o primeiro coletivo organizado no âmbito da Federação.

O oficial também participou ativamente de todas as lutas que levaram os servidores do Judiciário Federal a conquistar seus três Planos de Cargos e Salários. Como um dos diretores de base do Sindicato, Ivo continua motivando os colegas a se mobilizarem por melhores salários e condições de trabalho. Além disso, ele permanece como uma referência dos oficiais de justiça nas lutas específicas do segmento.

“Companheiro valoroso”

“È impossível pensar em lutas, mobilização, greves e no Sintrajud sem mencionar o nome de Ivo Farias”, declarou o oficial Erlon Sampaio, coordenador da Fenajufe, diretor do Sintrajud e coordenador do Núcleo de Oficiais. “Ele sempre esteve presente na história do nosso Sindicato”, acrescentou.

Outro coordenador da Fenajufe, o servidor da JF Santos Adilson Rodrigues, lembrou que Ivo Farias é um dos últimos fundadores do Sintrajud que ainda participa “dos vários fóruns e das várias batalhas” que a categoria vem travando. “Tem sido um companheiro de lutas valoroso em todas as trincheiras, em todas as campanhas, mesmo nos momentos mais difíceis, terríveis, que enfrentou recentemente em sua vida pessoal”, afirmou Adilson. Há pouco mais de dois anos, Ivo enfrentou a dor da perda de sua filha, Ariele Vidal Farias, então com 18 anos.

Ao relembrar a atuação sindical do colega, Adilson destacou que ele “sempre teve muita humildade para reconhecer novas lideranças e assegurar espaço para que elas trouxessem sua contribuição”.

Já o oficial da JT Neemias Freire, também fundador do Sindicato e do Núcleo de Oficiais, observou que Ivo Farias sempre fez um trabalho ligado principalmente à base da categoria. “É esse tipo de trabalho que construiu tudo o que temos hoje”, afirmou.

A servidora aposentada do TRF-3 Maria Helena Leal, diretora do Sintrajud,  participou da homenagem representando o Núcleo de Aposentados do Sindicato. “Eu queria pedir sua colaboração, como aposentado e como militante, nas lutas próprias dos aposentados”, disse Maria Helena.

Memória sindical

Na reunião, Ivo apresentou uma série de documentos, boletins e publicações sindicais que estavam em seu arquivo pessoal e que contam grande parte da história de lutas da categoria como um todo e dos oficiais de justiça, em particular. “Para localizar um documento necessário ao andamento do processo da minha aposentadoria, revirei toda a minha casa e encontrei esses guardados, que contam uma história em nível nacional e estadual”, afirmou.

Os papéis foram entregues ao Núcleo de Oficiais para compor um projeto de documentação da memória do Sintrajud.

Ivo entregou a Erlon Sampaio (à esquerda) documentos sobre as lutas da categoria e do segmento