.

21/6/2016

CAE aprova no Senado reajuste do MPU e analisa projeto do Judiciário Federal

Servidores do Judiciário e do MPU de diversos estados reforçam trabalho de dirigentes da federação por votações na CAE e no Plenário do Senado

O objetivo traçado é fazer desta terça-feira (21) um dia decisivo para aprovar o reajuste e pôr fim a essa fase na luta pela reposição de parte das perdas salariais acumuladas em dez anos – decorrentes da política adotada por três governos petistas, que tinham como principal aliado o PMDB. Para isso, servidores que integram delegações de sindicatos estaduais do Judiciário Federal e do MPU devem se juntar a dirigentes da federação nacional da categoria (Fenajufe), em Brasília, para pressionar os senadores.

A primeira etapa a ser vencida é pela manhã, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que às 10h40 desta terça já havia votado favoravelmente ao relatório do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) ao PLC 26, referente aos servidores do Ministério Público da União, e já analisava o PLC 29, reativo aos servidores do Judiciário Federal da União. Depois, à tarde, no Plenário do Senado. Não é propriamente uma tarefa fácil, mas é possível, asseguram quem já percorria os corredores e gabinetes parlamentares na véspera. A princípio, a expectativa é de que a sessão da CAE vote os dois projetos.

Isso já demandou uma articulação que vem sendo costurada desde a semana passada e que passou por conversas com a presidente da comissão, senadora Gleide Hoffmann (PT-PR), e com o vice, Raimundo Lira (PMDB-PB). As sessões da Comissão de Assuntos Econômicos não vinham acontecendo com regularidade, em parte por conta do processo de impeachment instalado no Senado para julgar a presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Tanto Gleide como Raimundo Lira integram a Comissão de Impeachment.

Houve ainda a preocupação de superar eventual ruído face as declarações da senadora contrárias aos reajustes salariais, dadas quando os projetos passaram pelo Plenário da Câmara dos Deputados. Outro problema no caminho era o fato dela ter alegado estar impossibilitada de presidir a sessão desta terça devido a outro compromisso. A solução passava, então, pelo vice. Como o senador também preside a Comissão de Impeachment, foi solicitado a ele pela própria Gleide que os horários fossem compatibilizados para que a sessão da CAE acontecesse.

Na segunda-feira (20), os coordenadores da Fenajufe Adilson Rodrigues, José Rodrigues Costa Neto e Rodrigo Carvalho obtiveram de Raimundo Lira o compromisso de votar os dois projetos e apoiar o requerimento de urgência para levá-los ao Plenário ainda na tarde desta terça. “O senador disse que fez uma pauta enxuta para a sessão, com apenas quatro itens, dos quais o PLC 26 e o PLC 29 são o primeiro e segundo, respectivamente, justamente para favorecer a aprovação dos projetos”, disse Adilson.