.

20/6/2016

Servidores fazem passeata na Avenida Paulista contra ataques de Temer

Dia Nacional de Lutas foi marcado por manifestações em todo o país em defesa do serviço públicos e contra a retirada de direitos

Foto: Claúdio Cammarota

A última quinta-feira, 16, Dia Nacional de Lutas foi marcada por protesto em todo o país, contra os ataques do governo Michel Temer (PMDB), em defesa do serviço público e contra as reformas trabalhista e da previdência e o PLP 257, que retira direitos dos servidores e estimula demissões.

Em São Paulo, servidores do Judiciário Federal e de outras categorias realizaram uma aula pública com o juiz federal Marcus Orione, professor da Faculdade de Direito da USP, e uma passeata na Avenida Paulista contra os ataques ao serviço público. Convocada pelo Fórum Estadual dos Servidores Públicos, o ato contou com a participação de servidores do Sintrajud, Sindsef, Sinasefe, Sinal, Sintuf-ABC e Assibge.

Os servidores do Judiciário Federal participaram do ato e exigiram a aprovação imediata do PLC 29/2016, que trata da reposição salarial da categoria, que tramita no Senado Federal. A categoria sofre com uma defasagem salarial de mais de cinquenta por cento, pois está há dez anos sem reposição salarial.

Foto: Claúdio Cammarota

Segundo Orione, assim como a defasagem salarial dos servidores, o PLP 257 é inconstitucional, no entanto, somente com mobilização é possível lutar contra a sua aprovação. “Parem com essa ideia de que a lei resolve tudo porque o PLP 257 é inconstitucional, da mesma forma que é inconstitucional vocês [servidores] ficarem tantos anos sem reajuste”, afirmou. “É preciso mobilização, temos que nos enxergar como trabalhadores e se unir para enfrentar os ataques, pois as leis nunca estão ao nosso favor”, finalizou.

O diretor do Sindicato e servidor da JF, Cléber Borges, ressaltou que as medidas do Governo Temer não atingem apenas os servidores públicos, é um ataque ao conjunto da classe trabalhadora. “A Reforma da Previdência vai afetar trabalhadores da iniciativa pública e privada, pois estabelece uma idade mínima de 65 anos para se aposentar, mesmo que se tenha tempo de contribuição suficiente”, declarou.

Após a aula pública, os trabalhadores seguiram em passeata até o escritório da presidência, onde foi protocolada uma carta das entidades em defesa do serviço público.

Campinas

Além da manifestação na Avenida Paulista, os servidores fizeram de uma manifestação em frente a JF Campinas também para marcar a data. Os servidores fizeram uma roda de conversa e debateram os próximos passos da mobilização contra os cortes no orçamento, pela aprovação do PLC 29/2016, e contra PLP 257 e as reformas da Previdência e Trabalhista.

Para a servidora da JF Campinas, Luciene Palhares, o ato serviu para mostrar para toda a população as pautas da categoria. “Fizemos a manifestação em frente ao fórum, para mostra nossa indignação frente a todos estes anos sem reajuste salarial”, declarou.

Barra Funda

Os servidores do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda, também participaram do Dia Nacional de Lutas e realizaram uma assembleia setorial no prédio para discutir os próximos passos da luta contra os ataques do governo.

Durante a assembleia, os servidores ressaltaram a importância de preparar a mobilização e pressão para que o PLC 29/2016, que trata do reajuste salarial da categoria, seja aprovado no Congresso Nacional.