SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

17/6/2016

Remuneração de magistrados subiu até 75% desde 2013

Servidores tiveram reajuste de apenas 15,76% desde junho de 2006

A remuneração dos magistrados do Judiciário Federal subiu até 75,23% desde janeiro de 2013. Já os servidores do Judiciário tiveram reajuste de apenas 15,76% desde junho de 2006, data do último Plano de Cargos e Salários (PCS 3).

Os números foram calculados pelo economista Washington Moura Lima, assessor do Sintrajud, e incluem o auxílio-moradia de R$ 4.377,73 que todos os magistrados do país passaram a receber a partir de setembro de 2014, graças a decisões liminares do ministro Luiz Fux.

Também estão incluídos no cálculo o valor máximo da gratificação a que têm direito os juízes substitutos. Considerando apenas o subsídio e o auxílio-moradia, os magistrados conseguiram aumentar sua remuneração em até 46,46%.

Com os vencimentos praticamente congelados há dez anos, os servidores do Judiciário Federal tiveram nesse período apenas o reajuste de 15,76%, dividido em três parcelas anuais, que foi concedido em 2012 a todo o funcionalismo federal. O PL 29/16, que concede à categoria um reajuste de 21,32% na folha de pagamento, parcelado ao longo dos próximos quatro anos, ainda espera aprovação do Senado.

Segundo Washington, para repor as perdas acumuladas desde junho de 2006 os servidores precisariam de um reajuste de 56,14% em janeiro de 2019, quando seria aplicada a última parcela do reajuste previsto no projeto.

Veja aqui as tabelas e gráficos elaborados pelo economista Washington Moura Lima.