.

9/6/2016

Projetos de reposição recebem novos números no Senado Federal

Comissão de Negociação da Fenajufe trabalha agora pelo regime de urgência para acelerar votação

Os projetos de reajuste dos servidores do Judiciário Federal e MPU foram autuados, numerados e dados como lidos, por ordem do secretário-geral da Mesa do Senado Federal, Luiz Fernando Bandeira de Mello, na noite desta quarta-feira, 08.

O PL 2648/2015 passou a ser PLC 29/2016 e o PL 6697/2015, do MPU, passou a PLC 26/2016. As informações são de Adilson Rodrigues, servidor da JF-Santos e coordenador da Fenajufe e membro da Comissão de Negociação da Federação. “Agora temos que correr atrás do requerimento de urgência para garantir rápida apreciação”, diz.

A autuação e numeração dos PLs, entretanto, não ocorrem de forma simples e descomplicada. Na terça-feira, 7, assim que os projetos chegaram ao senado, o presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB/AL), ameaçou encaminhá-los à CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) sob a justificativa de que era necessário ouvir a equipe econômica sobre o impacto nas contas da União.

Ele justificava que, na semana passada, o Congresso aprovou uma previsão de déficit encaminhada pelo governo de até R$ 170,5 bilhões, e, juntando os projetos dos servidores ao PL 2646/2015, que aumenta subsídios dos ministros do STF e o teto constitucional no serviço público, sugeriu que os PLs provocariam um efeito cascata nos estados e municípios, comprometendo ainda mais as contas públicas.

Intensificação dos trabalhos

A Comissão de Negociação da Fenajufe tem intensificado o trabalho no Senado, desde então. Na noite desta quarta-feira, 8, Adilson e Gerardo Lima (DF) abordaram Calheiros, que estava em companhia dos senadores Romero Jucá (PMDN/RR) e Eunício Oliveira (DEM/CE), e o cobraram a garantir a rápida tramitação dos PLs dos servidores.

“Argumentamos que não deveria confundir o projeto dos servidores, que estão com salários congelados há 10 anos, com o dos juízes. Ele respondeu que não teria qualquer problema, mesmo com relação ao (PL) dos juízes, ressaltando apenas a preocupação com relação ao teto constitucional”, relata Adilson.

O presidente da Casa acrescentou que os projetos estavam com ele, que iria analisar e despediu-se dizendo que os coordenadores podiam contar com ele.

Mas ao que tudo indica ele não pretende facilitar a votação dos reajustes dos servidores. Nesta quinta-feira, 9, Renan apresentou proposta de realizar uma sessão temática para ouvir o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sobre os projetos antes de colocá-los em votação. A sua proposta recebeu o apoio dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e José Pimentel (PT-CE), que sugeriram a sessão em Plenário.