SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Notícias do site antigo

9/6/2016

JT e TRT-2 tinham saldo na execução orçamentária até maio

Economista aponta que liquidação de despesas ficou abaixo do valor considerado "ideal"

Apesar dos cortes efetuados em seu orçamento para 2016, a Justiça do Trabalho apresentava saldo na execução orçamentária até 3 de maio, segundo estudo do economista Washington Moura Lima, assessor do Sintrajud.

Segundo o economista, o TRT da 2ª Região executou 28,87% do seu orçamento, sem as despesas de pessoal e encargos, até aquela data, quando haviam transcorrido 33,97% do ano. Assim, ainda não haviam sido executados 5,10% do orçamento do período. Esse percentual equivale a um saldo de cerca de R$ 16,5 milhões.

Nessa mesma comparação, a rubrica “Assistência Médica e Odontológica” apresentava déficit de 1,25% (cerca de R$ 532 mil) em relação à execução orçamentária considerada “ideal”.

O auxílio-moradia dos magistrados havia consumido até 3 de maio R$ 8,67 milhões de um orçamento total de R$ 26,1 milhões autorizado para a rubrica. De acordo com Washington, praticamente todo esse orçamento foi remanejado da rubrica “Apreciação de Causas na JT”, que é onde estão alocados os gastos com as despesas administrativas do Tribunal.

Justiça Trabalhista

O orçamento global da Justiça Trabalhista para o ano, sem considerar as despesas relativas a pessoal e encargos sociais, é de R$ 2,694 bilhões. Desse montante, foram liquidados R$ 655,9 milhões, ou 24,35%, o que deixa um saldo de 9,63%, ou R$ 259,3 milhões, em relação à execução considerada “ideal”.

A Justiça do Trabalho transferiu da rubrica "Apreciação de Causas na JT", onde está o orçamento basicamente para as despesas administrativas, os R$ 177,7 milhões que foram creditados para o auxílio-moradia.

Veja os textos, gráficos e tabelas preparados pelo economista Washington Moura Lima sobre a execução orçamentária da Justiça Trabalhista e do TRT-2.