.

24/5/2016

Conselho de Base aprova Dia de Luta em 16 de junho

Assembleias setoriais vão preparar mobilização contra reforma da Previdência e outros ataques do governo

Conselho se reuniu no sábado, 21, na sede do Sindicato

Participar da construção de uma alternativa política dos trabalhadores, que se oponha ao governo interino de Temer (PMDB) e ao governo afastado de Dilma (PT), bem como aos seus aliados, é uma necessidade que se impõe aos servidores do Judiciário na atual crise. Essa foi a avaliação dos diretores de base do Sintrajud que se reuniram no último sábado, 21, na 45ª Reunião do Conselho de Base.

A reunião definiu o dia 16 de junho como Dia de Luta contra o PLP 257/2016, que retira direitos do funcionalismo como condição para renegociar as dívidas dos Estados, contra a reforma da Previdência e contra os cortes nos orçamentos dos serviços públicos.

O Dia de Luta será também uma mobilização pela pauta específica dos servidores do Judiciário Federal, a começar pela reposição salarial e pela incorporação da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) de 13,23%. Nesse mesmo dia, os servidores estarão lembrando os 10 anos de congelamento salarial e o primeiro aniversário da maior greve da história da categoria, deflagrada em junho do ano passado.

Assembleias setoriais nas duas primeiras semanas de junho vão preparar as atividades do Dia de Luta, segundo ficou definido na reunião.

Além disso, os diretores de base destacaram a importância de fortalecer a luta dos demais servidores contra os ataques do governo ao serviço público, e dos demais trabalhadores, contra a retirada de direitos trabalhistas.

Os problemas específicos dos servidores de cada ramo do Judiciário também foram discutidos na reunião, como as ameaças de remoção compulsória de servidores da Justiça Federal e os cortes no orçamento da Justiça do Trabalho.

O Conselho ainda elegeu o grupo de trabalho que vai discutir a reforma do Estatuto do Sindicato. A próxima reunião do Conselho de Base foi marcada para o dia 2 de julho.

Próxima reunião do Conselho de Base foi marcada para 2 de julho