.

20/5/2016

Servidores do Fórum Ruy Barbosa discutem medidas de contenção de gastos no TRT-2

Trabalhadores fizeram propostas para que medidas não prejudiquem a categoria

Servidores da Justiça Trabalhistas participaram do café da manhã com o Sintrajud para tirar dúvidas e discutir os cortes no orçamento e as medidas de contenção de gastos anunciadas pela Administração do TRT-2.  A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira, 20, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa.

Durante o café da manhã, a diretora do Sindicato e servidora da JT, Inês Leal, deu o informe sobre a reunião convocada pela presidência do TRT-2 para apresentar medidas de contenção de gastos na 2ª região (veja matéria aqui). Dentre as medidas anunciadas está a redução do horário de funcionamento dos prédios do tribunal, que passará a ser das 8h às 16h, redução do horário de atendimento ao público (11h às 15h30) e do protocolo (08h30 às 15h30). Desta forma, a Administração pretende reduzir os gastos com energia elétrica.

Além de esclarecer as questões sobre as medidas da Administração, os servidores apresentaram propostas para que não haja prejuízos à categoria. Uma das preocupações foi o relógio de ponto, com a modificação, todos os servidores passarão a entrar no mesmo horário, o que, nos prédios maiores, como o Ruy Barbosa e o Millenium, pode ocasionar congestionamento nos relógios de ponto.

Reunião

Logo após o café da manhã, representantes do Sintrajud reuniram-se com Adriana Marcelino, substituta da diretora geral de Administração, para tratar desta reivindicação. A diretora garantiu a instalação de um novo relógio de ponto no Millenium e que irá estudar a viabilização da instalação de um relógio também no terceiro subsolo do estacionamento do Fórum Ruy Barbosa.  A diretora ponderou a necessidade de avaliar se haverá necessidade de instalar mais relógios no Ruy Barbosa.

Além disso, a diretora afirmou que estão sendo tomadas providências para que as rampas sejam liberadas o mais rápido possível, facilitando a locomoção dentro do Fórum, respeitando as medidas de segurança.

Sete horas corridas

Ainda no café da manhã, os servidores reivindicaram também o direito de optar por fazer a jornada de trabalho de sete horas corridas, sem horário de almoço, conforme Resolução 88 do CNJ. Eles também solicitaram que, no período de adaptação, não seja cobrada a compensação das horas não trabalhadas dos servidores que estudam; o aumento da tolerância com os horários de entrada e de saída; e acesso aos estacionamentos a partir das 7h.

O sindicato vai marcar uma reunião com a presidente do TRT-2, Silvia Devonald, para discutir as reivindicações.

Mobilização

Os servidores também destacaram a necessidade de mobilizar a categoria para reverter o corte do orçamento. Para o servidor Fabiano dos Santos, os cortes representam um ataque à JT. “Este corte no orçamento da Justiça Trabalhista está inserido em um contexto maior, de cortes em vários setores, por isso, é preciso articular com outras entidades e construir uma grande mobilização para rechaçar este ataque”, afirmou.

Plano de Saúde

Além das medidas de contenção de gastos, os servidores discutiram questões relativas ao plano de saúde, que será reajustado em junho e ainda não se sabe o percentual. O diretor do Sintrajud, Salomão Ferreira, apresentou os informes sobre a reunião realizada com a Comissão Gestora do Plano de Assistência Médica e Odontológica dos servidores da JT-SP, no dia 11 (Veja aqui).

Durante o café da manhã, os servidores reiteraram a proposta para o sindicato a realização de um estudo sobre o funcionamento de outros planos de saúde corporativos. O estudo deve ser apresentado antes da reunião da Comissão Gestora do Plano de Assistência Médica e Odontológica dos servidores da JT-SP, que está marcada para o dia 29 de junho.