.

19/5/2016

Panfletagens e debates marcam Dia Nacional de Indignação em São Paulo

Convocada pela Fenajufe, esta quarta-feira, 18 , foi marcada por atividades contra o PLP 257 e pela aprovação do PL 2648 em todo o país

Esta quarta-feira, 18, foi marcada por atividades de mobilização dos servidores do Judiciário Federal em todo o país. O Dia Nacional da Indignação, convocado pela Fenajufe, foi um dia de luta contra a aprovação do PLP 257, que ataca os direitos dos servidores públicos, e pela aprovação do PL 2648, que reajusta o salário da categoria.

Em São Paulo, os servidores participaram de panfletagens e puderam tirar dúvidas e dar suas opiniões sobre a luta contra o PLP 257 e pela aprovação do PL 2648, além de reafirmar a defesa da incorporação dos 13,23%. Os trabalhadores distribuíram um boletim do Sintrajud sobre as pautas de luta do Dia da Indignação e adesivos da campanha dos 13,13% nos prédios da capital, da Baixada Santista e de Campinas.

Em Brasília

Além de São Paulo, foram realizadas atividades de mobilização em diversos estados do país. Em Brasília, servidores acompanharam e o andamento do PL 2648 e pressionaram contra a aprovação do PLP 257. A diretora do Sintrajud, Maria Helena Leal, esteve em Brasília e abordou  e conversou com os deputados sobre os projetos em pauta.

Em meio à crise política pela qual passa o país, a pauta da Câmara de deputados continua travada. Segundo o diretor do Sintrajud e coordenador da Fenajufe, Erlon Sampaio, há uma possibilidade de que o PL 2648/2015 seja votado na semana que vem, por isso é preciso fortalecer a pressão e mobilização em Brasília e nos estados.

“Temos que continuar pressionando os deputados e os ministros do STF, cobrar que o governo cumpra o acordo e garanta a aprovação do projeto de lei de reposição dos nossos salários, que estão congelados há mais de dez anos”, afirmou Erlon.

Pela isonomia dos salários de Chefes de Cartórios

Além disso, uma comissão de servidores esteve presente com o presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Arthur Lira (PP-AL), para pressionar pela implementação integral da Lei nº 13.150/2015, que corrige uma injusta diferenciação nas funções recebidas por Chefes de Cartórios da Justiça Eleitoral, que trabalham em Zonas Eleitorais da capital e Zonas do interior. No entanto, o deputado disse que só haverá discussão sobre qualquer matéria depois que for votada a revisão da meta fiscal. De São Paulo, estiveram presentes os servidores Fernando Franco Gurgel, Samuel da Silva Pereira e Luiz Felipe Marques Lopes Moratori.

A sessão da Comissão Mista de Orçamento, desta quarta-feira, 18, que tinha o projeto em pauta, foi suspensa e só será retomada na segunda-feira, 23.