.

19/5/2016

Câmara retoma votações e Fenajufe intensifica contato com parlamentares

MPs que trancam pauta começam a ser votadas; indicativo é de votação dos PLs na próxima semana

No Dia Nacional de Indignação do PJU e MPU – Dia Nacional de Luta – os coordenadores da Fenajufe e delegações dos estados que atuaram na Câmara dos Deputados tiveram agenda extensa. Uma série de reuniões com órgãos ligados ao governo federal foi desmarcada devido às substituições feitas pelo governo interino, mas a comissão desenvolveu um intenso trabalho com os parlamentares, em especial com as lideranças partidárias, pela votação e aprovação dos PLs 2648-B/15 e 6697-B/09.

Atuaram na Câmara os coordenadores Adilson Rodrigues, Costa Neto, Cristiano Moreira, Edmilton Gomes, Gerardo Lima, Gláucio Luiz, José Aristeia, Mara Weber e Vicente Souza. Reforçando o trabalho junto aos parlamentares, presença registrada de Paulo Costa (base do Sindjus/DF), Antônio Bianor  (Sindissétima), Marcus Rógenes (Sindissétima/CE), Eliete Maia (Sinje/CE), Ranulfo de Farias (Sintrajufe/CE), Leopoldo Lima (Sinjufego/GO), Valter Nogueira (Sisejufe/RJ).

Em meio a um cenário polarizado entre a escolha do novo líder do governo e a continuidade de Waldir Maranhão como presidente da Câmara, poucas seriam as chances de retomada das votações. Com a escolha de André Moura (PSC/SE) como líder do governo, as votações puderam ser retomadas. A escolha de Moura pode indicar um caminho para os interesses dos servidores do PJU e MPU. Além de comandar um grande bloco partidário, o deputado, em diversas ocasiões, manifestou apoio à aprovação dos PLs.

Quanto à questão da presidência, acordo construído na reunião de líderes mantém Waldir Maranhão (PP/MA) como presidente, mas a condução dos trabalhos ficará a cargo do 2º vice-presidente, deputado Fernando Giacobo (PR/PR). Equalizadas essas questões, a expectativa é que as votações sejam normalizadas.

Para esta semana, segundo acordado na reunião de líderes, o plenário pretende limpar a pauta, trancada por três medidas provisórias. Duas foram aprovada nas sessão desta quarta-feira: a do combate ao Zika vírus e a do setor elétrico, em sessão presidida por Giacobo. A previsão é que as demais sejam apreciadas já na quinta-feira (19/5).

Vários contatos com lideranças partidárias foram feitos ao longo do dia. O líder do PSD, Rogério Rosso (DF), informou aos coordenadores Adilson Rodrigues e Cristiano Moreira, que esteve reunido com o presidente interino Michel Temer (PMDB) na terça-feira, quando tratou do PL 2648. Segundo o deputado,  Temer teria garantido que “ banca e paga” o projeto.

Os coordenadores mantiveram contato ainda com o Diretor Geral do STF, Amarildo Vieira, e com o juiz auxiliar do gabinete da Presidência do tribunal, Paulo Luiz Schmidt, que confirmaram reunião, nesta quinta-feira (19/5) entre o presidente do STF, Ricardo Lewandowski e o ministro do Planejamento, Romero Jucá, quando serão discutidos, também, os projetos referentes ao Poder Judiciário Federal.

Contatos também foram feitos com os deputados Danilo Forte (PSB/CE), que fez uma projeção pessimista de votação apenas para a primeira quinzena de junho, ante o quadro de instabilidade da Câmara, e com o vice-líder do PT, agora na oposição, Elvino Bohn Gass (RS). À coordenadora Mara Weber, Bohn Gass afirmou que apesar da postura de não reconhecer o governo interino de Michel Temer, a bancada não obstruirá e votará os projetos. Na quinta-feira os dirigentes deverão contatar a liderança do PTB para alinhavar apoio à votação dos projetos.

Mesmo sem ter definida a pauta de votações da próxima semana – o que deve acontecer na reunião de líderes da segunda-feira (23/5) – os coordenadores avaliam existem indicativos de que os projetos poderão ser analisados, caso prevaleça o cronograma rascunhado a partir do destrancamento da pauta.

A Fenajufe convoca a categoria a se manter permanentemente mobilizada e continuar a pressão sobre as bancadas nos estados. Chama ainda o conjunto dos servidores a intensificar a militância virtual através das redes sociais, inclusive reforçando o envio de mensagem aos parlamentares através do site da Federação (aqui); pelos perfis dos parlamentares no Twitter e no Facebook e até mesmo no WhatsApp e no Telegram.