.

12/5/2016

Sintrajud participa de ato de campanha salarial da Justiça Estadual

Mobilização dos servidores aconteceu em frente ao Fórum Estadual de Santos

A servidora do JT-Cubatão e diretora do Sintrajud Lynira Sardinha participou na manhã dessa quarta-feira, 11, de uma mobilização dos servidores do Poder Judiciário do Estado, que se reuniram em frente ao Fórum de Estadual de Santos.

A mobilização foi organizada pela Assojubs (Associação de Base dos Trabalhadores do Judiciário do Estado de São Paulo) e Sintrajus (Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Judiciário Estadual na Baixada Santista, Litoral e Vale do Ribeira do Estado de São Paulo) com a finalidade discutir os problemas e necessidades da categoria, que atualmente está em campanha salarial, lutando pela reposição das perdas inflacionárias e contra os ataques do PLP 257/2016.

A diretora do Sintrajud levou aos trabalhadores um pouco da experiência dos servidores do Judiciário Federal, que no ano passado fizeram uma das maiores greves já deflagradas pela categoria e continuam na luta pela reposição salarial. E falou sobre o projeto do governo de ajuste fiscal que retira direitos dos trabalhadores nas três esferas (municipal, estadual e federal). “Para conseguir apoio dos governadores, o governo acena com alongamento da dívida que está dilacerando as finanças dos entes federados, mas em troca exige que não contratem novos servidores, que congelem nossos salários, que aumentem a nossa participação na previdência”, diz a diretora.

A diretora diz ainda que o PLP 257 ameaça a estabilidade no serviço público. “Ele permite demissões por meio de planos de demissões voluntárias, o que acaba com um dos poucos diretos que ainda temos. Precisamos ficar atentos e lutar muito para impedir que seja aprovado”, diz Lynira.

Ela adverte que o PLP 257 também traz nas entrelinhas vantagens para o poder econômico e não deve ser retirado da pauta do Congresso Nacional, mesmo que a presidente Dilma Rousseff (PT) seja afastada pelo Senado Federal e a Presidência da República seja assumida por Michel Temer (PMDB).

Campanha no TRT

A diretora foi também à JT-Santos onde falou com os servidores sobre a importância de participar da campanha lançada pela Fenajufe, na qual os servidores mandam uma carta aos ministros do STF em defesa do pagamento da incorporação da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) de 13,23% a toda a categoria.