SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
.

Notícias do site antigo

4/5/2016

Servidores aprovam resolução "Fora todos os corruptos! Eleições gerais já!"

Com 161 votos, aprovação da resolução que reivindica fora todos e a prisão dos corruptos foi comemorada no plenário

Foto: Joca Duarte

Contra o governo e a direita, os delegados ao 9º Congrejufe aprovaram a resolução do LutaFenajufe “Fora todos os corruptos! Eleições Gerais já!”, na noite último sábado, 30, em Florianapólis, SC. A aprovação foi comemorada no plenário com palavras de ordens contra o ajuste fiscal e em defesa de uma greve geral no país.

No penúltimo dia de congresso, foram apresentadas três resoluções sobre conjuntura nacional para definir a posição da federação diante da crise política e econômica brasileira.

A tese apresentada pelos setores que Cutista, que defendem o governo Dilma, foi defendida pelo servidor Marcelo Carlini, do Rio Grande do Sul. A resolução “Não vai ter golpe”, sustenta que a federação deveria ter uma postura contra o impeachment do governo Dilma, considerado pelo grupo como um retrocesso na democracia do país. “Nossa federação tem por obrigação ser contra o golpe que está em curso”, afirmou.

Cristiano Moreira, coordenador do Sintrajufe/RS, defendeu a resolução do LutaFenajufe, “Fora todos os corruptos! Eleições gerais já!". Para o sindicalista, não é possível defender o governo em nome da democracia, “não existe defesa da democracia de um governo que ataca os direitos democráticos, com lei anti-terrorismo”, declarou. “Este governo é indefensável, está enfiado até o último fio de cabelo em corrupção, o verdadeiro golpe é o que o PT e o congresso nacional estão fazendo com os trabalhadores, retirando direitos e aprofundando a política de arrocho salarial”, ressaltou.

Cristiano ainda defendeu que os trabalhadores não devem se confundir na falsa polarização entre o governo e a direita, pois os setores da direita também estão envolvidos nos escândalos de corrupção e estão unidos para retirar direitos dos trabalhadores. Desta forma, o servidor contrapôs-se a argumentação de que ser contra o PT é, necessariamente, fazer o jogo da direita. “Queremos fora todos os corruptos; uma verdadeira luta pela democracia deve devolver o poder a quem de fato pertence, com eleições gerais, esta é uma bandeira do conjunto dos trabalhadores”, finalizou.

Por fim, os servidores André Pelegrini e José Rodrigues, defenderam a resolução do Coletivo Fenajufe sem Correntes, reivindicaram o aprofundamento da operação Lava a Jato. “Estamos lidando com corruptos, é preciso colocá-los na cadeia. Fora Dilma”, defendeu André. No entanto, diferente da tese apresentada pelo LutaFenajufe, o coletivo Fenajufe sem correntes defendeu a saída apenas de Dilma e não se contrapôs aos projetos apresentados pela oposição de direita que também retiram direitos dos trabalhadores.

Na votação, a resolução “Fora todos os corruptos! Eleições gerais já!” teve 161 votos, conquistando a maioria do plenário. A tese reivindica a prisão de todos os que estão envolvidos em esquema de corrupção e coloca a federação no campo de esquerda, deixando clara a posição contra o governo Dilma (PT), Temer (PMDB), Aécio (PSDB) e Cunha (PMDB).

Para a coordenadora do Sindjus/DF, Elcimara de Souza, foi muito importante que o Congrejufe, instância máxima de deliberação dos servidores do Judiciário Federal e do MPU, tenha aprovado esta resolução no momento de conjuntura acirrada, crise política e econômica e aprofundamento da retirada de direito dos trabalhadores pelo congresso nacional.

Segundo a sindicalista, a tese se coloca contra a direita e o governismo, fortalecendo a luta dos trabalhadores. “A Fenajufe precisa encampar uma luta contra todos aqueles que atacam os direitos dos trabalhadores, nós entendemos que tanto Dilma, Temer, a direita e este congresso corrupto estão unidos para aplicar o ajuste fiscal e atacar dos trabalhadores, por isso temos que tirar todos eles de lá”, afirmou Elcimara.