.

29/4/2016

Valorizar a carreira: luta histórica se contrapõe aos que querem o "fim do servidor"

Propostas imediatistas e segmentadas de fragmentação da carreira em nada contribuem para essa luta

Faz parte da história da organização sindical do Judiciário Federal e do MPU a luta pela valorização da carreira. E talvez tenha sido essa determinação que impediu retrocessos maiores nesse campo.

De todo modo, a falta de um plano de carreira que de fato atenda às aspirações da categoria levou a muitas distorções – nas quais a situação dos técnicos sobressai, mas não é a única. Mais: é na carreira que se pode valorizar e estimular o servidor que dedica a sua vida profissional ao serviço público.

Hoje, a luta pela valorização carreira é também um contraponto às políticas dos governos que querem acabar com a figura do servidor público, por meio de terceirizações e precarização das condições de trabalho. As propostas imediatistas e segmentadas de fragmentação da carreira em nada contribuem para essa luta. Ao contrário, enfraquecem a categoria e ajudam os que querem o fim do servidor público.