SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
.

Notícias do site antigo

29/4/2016

Servidores reafirmam o critério da proporcionalidade na eleição para direção da Fenajufe

No terceiro dia de congresso segue a discussão sobre as alterações no estatuto da entidade

Foto: Joca Duarte

Os delegados ao 9º Congrejufe reafirmaram o caráter democrático da Federação e não aceitaram a proposta de tornar majoritária a eleição da direção, ao invés de proporcional como é adotada hoje. Na manhã desta quinta-feira, 29, os servidores voltaram a discutir as propostas de alteração no estatuto da federação.

A proposta de modificar o critério para eleição da executiva da federação para majoritáro foi rejeitada por ampla maioria.  Tarcísio Ferreira, servidor da Justiça Trabalhista de São Paulo e coordenador da Fenajufe, destacou que a proporcionalidade é mais democrático no caso da Federação.  “No caso da federação, que representa os sindicatos da categoria, a proporcionalidade representa mais democracia, permite a representação política do conjunto da direção no país, garante a pluralidade e representatividade dos grupos que estão na base, nossa tarefa é atuar na federação de forma política e eleger democraticamente companheiros realmente comprometidos com a luta da categoria”, defendeu.

Os servidores também discutiram a proposta de vedação da filiação partidária a membros da diretoria da Federação. Segundo a proposta, os diretores eleitos para executiva da Fenajufe não poderiam ser filiados a nenhum partido político. A proposta teve apenas 142 votos, sendo, portanto, rejeitada. Qualquer modificação no estatuto precisa ter 50 % mais um do total de delegados, no caso 271.

O servidor Pedro Aparecido, do Judiciário Federal em Mato Grosso e da coordenação da federação nacional, foi um dos que se manifestou contra a proposta apresentada. Ele ressaltou que o direito de votar e ser votado é garantido constitucionalmente e foi conquistado às custa de muito sangue e luta dos trabalhadores.  “Se esta proposta for aprovada teremos presidentes de sindicatos que não poderão ser da Fenajufe, seriamos a única entidade no mundo com este impedimento”, afirmou.

Para o servidor da Justiça Trabalhista de São Paulo, Marcus Vergne, a proposta é antidemocrática. “Os mais ricos têm toda a liberdade de organização, têm seus partidos, este direito também tem que ser garantido aos trabalhadores”, concluiu

Delegados Credenciados

Com o fim do prazo de credenciamento para delegados titulares ao meio dia desta sexta-feira, a secretaria do Congrejufe informou que os 545 delegados foram credenciados. O Congrejufe continua até o domingo, 1º de maio.