.

28/4/2016

Vítimas de acidentes de trabalho são lembradas nesta 5ª, 28

Psicólogo aponta números alarmantes do Brasil; Sintrajud convoca reunião sobre o tema para o dia 9

O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial em Memória das Vitimas de Acidentes e Adoecimento pelo Trabalho.

Para lembrar a data, o psicólogo Daniel Luca, que assessora o Sintrajud na área de saúde do trabalhador, publica nesta quinta-feira um artigo no site do Sindicato sobre a situação brasileira em relação ao problema.

Segundo o psicólogo, o país tem números assustadores, com mais de 700 mil acidentes e quase 4 mil mortes por ano. Devido à grande subnotificação, porém, os números reais devem ser bem maiores. No estado de São Paulo, por exemplo, uma pesquisa mostrou que os dados da previdência social cobrem apenas 22,4% dos acidentes de trabalho, o que leva a crer que no país a quantidade de acidentes chegue à casa dos milhões.

Daniel aponta também a questão dos transtornos mentais, uma forma de adoecimento frequente entre os trabalhadores do Judiciário. “A saúde dos trabalhadores não está bem e se não fizemos nada ela irá piorar a cada dia”, escreve o psicólogo.

Reunião no dia 9

Há muitas questões de saúde que afetam os trabalhadores do Judiciário, como assédio moral, LER-DORT, os riscos a que estão submetidos os oficiais de justiça, a pressão do trabalho, entre outros. Para debater essas questões e discutir ações em defesa da saúde, o Sintrajud está convocando uma reunião com os servidores.

“Propomos que as reuniões tenham frequência mensal e sejam um espaço de discussão, troca de informações, estudo e mobilização em torno da pauta”, diz o psicólogo Daniel Luca.

A primeira reunião será dia 9 de maio, às 19h, na sede do Sintrajud. Convidamos todos os interessados a comparecer para construirmos juntos a luta pela saúde dos servidores do Judiciário.