SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Notícias do site antigo

26/4/2016

Congrejufe reúne servidores de todo o país a partir desta 4ª, 27

Congresso define nova direção da Fenajufe e debate plano de lutas em defesa do serviço público

Servidores do Judiciário Federal e do MPU de todo o país reúnem-se , em Florianópolis (SC) a partir desta quarta, 27, e até domingo, 1º de maio, no 9º Congresso da Fenajufe. A delegação de São Paulo é composta de 51 servidores, eleitos de forma proporcional em três chapas na assembleia geral, que representarão os servidores do estado no Congresso. O evento que acontece a cada três anos é um dos mais importantes da categoria. É neste fórum que será definida a direção da federação nacional, que terá o desafio de levar a luta da categoria adiante nos próximos anos.

O congresso acontece pouco mais de seis meses após o protagonismo dos servidores do Judiciário que realizaram uma greve histórica, na luta pela aprovação e depois pela derrubada do veto da presidente Dilma (PT) ao PLC 28. A categoria segue lutando pela reposição salarial e pressionando pela aprovação do PL 2648/2016. Este projeto ainda é insuficiente para garantir recomposição das perdas das perdas salariais de quase dez anos em meio, principalmente em um cenário de forte crise política e econômica, com inflação acima dos 11% (maior em 13 anos).

Além do congelamento salarial, agora o governo prepara o maior ataque de todos os tempos aos servidores públicos: o PLP 257/2016. O projeto prevê suspensão dos concursos públicos, congelamento de salários, não pagamento de progressões e outras vantagens (como gratificações), destruição da previdência social e revisão dos regimes jurídicos dos servidores estão entre os ataques. Tudo isso, associado ao aumento dos cortes no orçamento das políticas sociais para o pagamento da dívida pública.

Só a com a união da categoria será possível combater todos estes ataques do governo federal ao serviço público. Por isso, neste contexto, é ainda mais importante eleger uma direção para a Fenajufe que terá o desafio de consolidar e levar adiante o legado da histórica campanha salarial do ano passado, em um cenário de crise e ataques sem precedentes aos direitos dos servidores. É tarefa da federação mobilizar a categoria na luta por salários e por toda a pauta específica, além de outras mais amplas e fundamentais, como data-base, negociação coletiva, direito de greve, previdência, entre outros, em unidade necessária com outras categorias.

“A Fenajufe representa todos os 31 sindicatos de servidores do Judiciário Federal e, por isso, é a federação que nos representa nas negociações junto ao Governo e STF. Por isso, o Congrejufe é muito importante, é o fórum onde elegemos a direção da federação para os próximos três anos, quando a Fenajufe deverá organizar os servidores para as lutas contra os ataques que virão no próximo período, como o PLP 257/2016, e pela reposição salarial”, afirmou Inês Leal, coordenadora da Fenajufe e diretora do Sintrajud.

A delegação de São Paulo parte para o Congrejufe nesta quarta-feira, 27. Confira a programação completa aqui. As Teses que serão discutidas durante o congresso podem ser vistas aqui.