.

25/4/2016

Servidores de todo o país participam do 9º Congrejufe a partir desta 4º

Congresso definirá nova direção da Fenajufe e debaterá um plano de lutas em defesa dos direitos e contra os ataques ao serviço público

Servidores do Judiciário Federal e MPU de todo o país já estão de malas prontas para o 9º Congresso da Fenajufe. A delegação de São Paulo é composta de 51 servidores, eleitos de forma proporcional em três chapas na assembleia geral, que representarão os servidores do estado no Congresso, que será realizado entre os dias 27 de abril e 1º de maio, em Florianópolis (SC). O evento que acontece a cada três anos é um dos mais importantes da categoria. É neste fórum que será definida a direção da federação nacional, que terá o desafio de levar a luta da categoria adiante nos próximos anos.

O congresso acontece pouco mais de seis meses após o protagonismo dos servidores do Judiciário que realizaram uma greve histórica, na luta pela aprovação e depois pela derrubada do veto da presidente Dilma (PT) ao PLC 28. A categoria segue lutando pela reposição salarial e pressionando pela aprovação do PL 2648/2016. Este projeto ainda é insuficiente para garantir recomposição das perdas das perdas salariais de quase dez anos em meio, principalmente em um cenário de forte crise política e econômica, com inflação acima dos 11% (maior em 13 anos).

Além do congelamento salarial, agora o governo prepara o maior ataque de todos os tempos aos servidores públicos: o PLP 257/2016. O projeto prevê suspensão dos concursos públicos, congelamento de salários, não pagamento de progressões e outras vantagens (como gratificações), destruição da previdência social e revisão dos regimes jurídicos dos servidores estão entre os ataques. Tudo isso, associado ao aumento dos cortes no orçamento das políticas sociais para o pagamento da dívida pública.

Só a com a união da categoria será possível combater todos estes ataques do governo federal ao serviço público. Por isso, neste contexto, é ainda mais importante eleger uma direção para a Fenajufe que terá o desafio de consolidar e levar adiante o legado da histórica campanha salarial do ano passado, em um cenário de crise e ataques sem precedentes aos direitos dos servidores. É tarefa da federação mobilizar a categoria na luta por salários e por toda a pauta específica, além de outras mais amplas e fundamentais, como data-base, negociação coletiva, direito de greve, previdência, entre outros, em unidade necessária com outras categorias.

“A Fenajufe representa todos os 31 sindicatos de servidores do Judiciário Federal e, por isso, é a federação que nos representa nas negociações junto ao Governo e STF. Por isso, o Congrejufe é muito importante, é o fórum onde elegemos a direção da federação para os próximos três anos, quando a Fenajufe deverá organizar os servidores para as lutas contra os ataques que virão no próximo período, como o PLP 257/2016, e pela reposição salarial”, afirmou Inês Leal, coordenadora da Fenajufe e diretora do Sintrajud.

A delegação de São Paulo parte para o Congrejufe nesta quarta-feira, 27. Confira a programação completa aqui. As Teses que serão discutidas durante o congresso podem ser vistas aqui.