SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Notícias do site antigo

19/4/2016

Entidades organizam ato nacional contra o governo e a direita no 1º de Maio

Manifestação acontecerá na Avenida Paulista e reunirá trabalhadores de todo o país

Representantes de entidades sindicais, movimentos sociais e estudantis participaram de mais uma reunião estadual do Espaço de Unidade de Ação para discutir a construção do ato nacional contra o governo (PT) e a direita liderada por PSDB, PMDB e DEM, no dia 1º de Maio em São Paulo. A manifestação está sendo construída nacionalmente e, segundo os organizadores, deve contar com a presença de pelo menos 15 mil pessoas.

Para Camila Lisboa, do Sindicato dos Metroviários, a construção do ato tem o objetivo de dar uma resposta política do campo de esquerda para o conjunto da classe trabalhadora, diante da intensificação da crise política . “Queremos construir um ato nacional para dar uma resposta política para a crise que estamos passando, deixar claro que não vamos mais aceitar ataques e que não queremos nem Dilma, nem Temer e nem Aécio, vamos avançar para construir uma alternativa dos trabalhadores”, afirmou.

Durante a reunião, os sindicalistas também avaliaram positivamente os atos que aconteceram em todo país no dia 1º de abril, contra as mentiras do governo. “Foram atos pequenos, mas que conseguiram espaço na mídia para nossa opinião, temos que avançar agora, queremos construir um grande ato nacional no 1º de maio, uma data de luta para os trabalhadores, contra Dilma e contra direita, faremos o ato na Paulista por ser o lugar de maior visibilidade”, declarou João Zafalão, da oposição alternativa da Apeoesp.

Para diretora do Sintrajud, Maria Helena Leal, apesar da crise política que vive o governo, os ataques aos trabalhadores estão se intensificando cada vez mais. “O mais novo é o PLP 257/2016 que ataca servidores públicos de todas as esferas, seja municipal, estadual ou federal”, ressaltou. “Precisamos mobilizar o conjunto dos servidores públicos e dos trabalhadores para lutar contra os ataques do governo, não podemos ficar parados”, finalizou a diretora.

A manifestação acontece no dia 1º de Maio, na Avenida Paulista, e já tem presença confirmada de sindicatos como Andes (Sindicato Nacional Dos Docentes Das Instituições De Ensino Superior), Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), Sinsprev (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência) e Sindsef (Sindicato Trabalhadores Serviço Público Federal), Sindicato dos Metroviários de São Paulo, além do Sintrajud, entre outros.

Espaço Unidade de Ação

O Espaço Unidade de Ação é uma articulação de entidades de movimentos sindicais, sociais e populares, entre elas o ANDES-SN e a CSP-Conlutas, que tem o objetivo de construir um pólo alternativo para organizar as lutas dos trabalhadores contra os ataques do governo e da oposição de direita.