.

6/4/2016

Manifestações pelo país marcam 1° de abril contra as mentiras do governo e da oposição de direita

Milhares saíram às ruas e reforçaram a posição independente da CSP-Conlutas e do Espaço de Unidade de Ação

Milhares de manifestantes saíram às ruas neste 1° de abril  e reforçaram a posição independente da CSP-Conlutas e do Espaço de Unidade de Ação, que não anda ao lado dos dois blocos – os governistas e dos setores da direita – que juntos atacam os trabalhadores e retiram direitos. Pela manhã as atividades se concentraram em panfletagens e agitação.

(Acesse a matéria da manhã de 1° de abril)

São Paulo (SP)

Cerca de 5 mil pessoas comparecem à manifestação. Luiz Carlos Prates, o Mancha, membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, discursou: “Milhões de trabalhadores, de norte a sul do país, não aguentam mais esse governo. Não aceitamos essa ladainha de golpe. Golpe é quando cortam nossos salários e colocam nas costas dos trabalhadores o ajuste fiscal. Seja PT, PMDB, PSDB, DEM… Todos esses partidos querem aplicar esse plano de ajuste. Queremos apontar uma nova alternativa para os trabalhadores. Não adianta impeachment para colocar no poder o Temer. Dilma tem que ser derrubada pela ação dos trabalhadores. É momento de levantarmos as nossas bandeiras. Basta de Dilma, Temer, Cunha, Renan, Aécio… basta dessa corja! Vamos construir na luta uma Greve Geral”.

(Leia cobertura da manifestação de São Paulo)

Belo Horizonte (MG)

A CSP-Conlutas e o Espaço de Unidade de Ação realizam o Tribunal Popular como parte da campanha de responsabilização da Samarco/Vale/BHP, pelo rompimento das barragens de Santarém e Fundão. Foi montado um palanque na Praça Sete, centro da capital mineira, ao lado do Cine Teatro Brasil, às 18h30. No Banco dos réus estavam a Samarco, os governos atual e anterior do Estado de Minas Gerais e o governo federal, responsáveis por tal crime. O ato reuniu cerca de 300 ativistas.

Florianópolis (SC)

Sintect/SC, SINTE Regionais Florianópolis, São José e Itajaí, Coletivo Revide/ANEL, CSP-Conlutas e ativistas de se reuniram em frente ao TICEN, no centro de Florianópolis. Cerca de 50 pessoas participaram da atividade.

Fortaleza (CE)

Diversas categorias se reúnem em ato em Fortaleza.

Natal (RN)

Em Natal , cerca de 250 manifestantes se concentraram na Av. Salgado Filho. Categorias da saúde, bancários, servidores da universidade federal, professores, garis, grupo de concursados da saúde e estudantes, protestaram contra as mentiras do governo do PT, PMDB e PSDB. Além disso, PSTU, PSOL, POR e MRS e os mandatos dos vereadores Amanda Gurgel (PSTU) e Sandro Pimentel (PSOL), participaram da manifestação em defesa de formar uma alternativa dos trabalhadores diante dos dois campos que estão em disputa no país.

Rio de Janeiro (RJ)

O ato do Rio de Janeiro reuniu mais de 500 pessoas e foi destaque na imprensa.

Confira a matéria da Globo News:   http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/videos/v/manifestantes-fazem-ato-contra-lideres-politicos-no-rio-de-janeiro/4927916/

São Luís (MA)

Ato realizado em frente a Assembleia Legislativa do Maranhão.