.

31/3/2016

Servidores vão às ruas no 1º de abril contra a precarização do serviço público

Além de SP, servidores do Judiciário Federal da Bahia, Alagoas e Pernambuco protestam no "Dia da Mentira"

Contra o PL 257/2016 encaminhado pelo governo no dia 22 de março à Câmara dos Deputados, que materializa um dos maiores ataques ao serviço público, os servidores devem ir às ruas na próxima sexta-feira, dia 1º. O projeto prevê congelamento de salários, precarização do serviço público, e demissão no setor.

O ato, convocado pela CSP-Conlutas e Espaço de Unidade de Ação, diz não aos desmandos do governo Dilma/PT e à oposição de direita, que se une aos governistas nos ataques aos trabalhadores.

Sindicatos de servidores do Judiciário Federal e MPU e de outros setores estão convocando as suas bases para participar desses atos. Os trabalhadores do Judiciário Federal de SP, da base do Sintrajud, são esperados para o Ato no Vão do Masp, na avenida Paulista, às 17h, onde devem se unir aos demais trabalhadores públicos e da iniciativa privada.

Em Pernambuco, o Sintrajuf-PE realizará o ato em frente à estação central do Metrô, às 16h.

Bahia também aderiu e a concentração está será às 16h, na Praça da Piedade. O sindicato recomenda que os servidores a vistam a camiseta “Derruba o Veto”.

No estado de Alagoas, o Sindjus-AL chama a cagtegoria para o ato público “Chega de Mentiras”, que será realizado em frente ao prédio das Varas do Trabalho, a partir das 10h.

Em todos esses atos, os servidores devem defender a reposição dos salários da categoria, congelados há quase 10 anos, e a rejeição ao PL 257/2016.

Defesa de reposição salarial, condições dignas de trabalho e rejeição ao projeto que pretende destruir o setor público também deve ser a pauta dos demais servidores.

Na Paulista, são esperados os trabalhadores da Ibama, Banco Central (Bacen), Cefet/SP, Cinemateca Brasileira, Funai, Funarte, Funasa, Fundacentro, Ibama, Incra, INSS, Ipen, Ministério da Educação e Cultura, Ministério da Fazenda, Ministério da Justiça, Ministério da Previdência e Assistência Social, Ministério Público do Trabalho (MPT),  Ministério da Saúde. Esses e outros foram chamados pelo Sindsef.

Professores de faculdades federais, organizados pelo ANDES-SN, e servidores de escolas técnicas federais, do Sinasef também devem protestar.

Na baixada santista, os servidores da Petrobras serão mobilizados com som, panfletagem e bandeiras na refinaria em Cubatão pela manhã. Na hora do almoço, o mesmo ocorrerá no prédio da Petrobras, no centro de Santos. À noite haverá um ato e debate na Unifesp.

Categorias organizadas noutros estados

Em Belo Horizonte (MG), os servidores federais, municipais e estaduais, farão concentração às 14h, na Praça Sete. Mais tarde, às 18h, haverá uma Tribunal Popular contra os crimes da Samarco/Vale/BHP, pelo rompimento das barragens de Santarém e Fundão. Será montado um palanque na mesma Praça Sete, centro da capital mineira, ao lado do Cine Teatro Brasil.

Em Manaus (AM), uma manifestação está marcada para às 9h em frente à sede da Prefeitura, com a participação de professores municipais e do ensino superior, estudantes, movimento popular.

Porto Alegre (RS) terá Ato com concentração às 10h30 na esquina Democrática até o Palácio do Governo com participação de servidores públicos estaduais, metroviários, juventude, municipários e organizações políticas.

No Rio de Janeiro (RJ), o Ato será às 17h na ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).

Em Teresina (PI), haverá concentração às 9h na Assembleia dos servidores municipais na Praça da Bandeira, às 9h.