.

30/3/2016

Mobilização deste 1º de Abril já está confirmada em 16 estados

Atos serão oportunidade para discutir, refletir e construir a luta da esquerda combativa e independente dos governos

Nesta sexta-feira, 1º de Abril, manifestações, paralisações, panfletagens, piquetes, debates e outras atividades acontecerão em 16 estados, que já confirmaram local e horário das ações.

A onda de mobilizações reforça a posição independente da CSP-Conlutas e do Espaço de Unidade de Ação, que não anda ao lado dos dois blocos – os governistas e dos setores da direita – que juntos atacam os trabalhadores e retiram direitos. Esses setores não defendem os interesses da classe trabalhadora.

Os atos do 1º de Abril serão a oportunidade para discutir, refletir e construir a luta da esquerda combativa e independente dos governos! Iremos às ruas, retomando a bandeira do 2º Congresso Nacional da CSP-Conlutas, realizado em jundo do ano passado, para dizer que “nem o PT representa mais os trabalhadores, nem a oposição direita é alternativa. Basta de Dilma, desse Congresso, do PMDB, PSDB e demais alternativas de direita”!

A classe trabalhadora, os estudantes e todos os movimentos populares organizados não aguentam mais tantas mentiras, corrupção e ataques aos direitos, salários, e emprego dos trabalhadores.

Nos estados e municípios, além das bandeiras nacionais defendidas pela CSP-Conlutas serão levadas reivindicações especificas contra os governos estaduais e municipais que aplicam o ajuste fiscal do governo federal.

Confira o quadro atualizado das atividades já programadas nos estados:

Macapá (AP) – Ato com concentração, às 9h, na Praça da Bandeira.

Belém (PA) – Ato com concentração, às 17h, no mercado de São Brás.

Belo Horizonte (MG) – Ato de servidores federais, municipais e estaduais, com concentração às 14h, na Praça Sete. Mais tarde, às 18h, haverá uma Tribunal Popular contra os crimes da Samarco/Vale/BHP, pelo rompimento das barragens de Santarém e Fundão. Será montado um palanque na mesma Praça Sete, centro da capital mineira, ao lado do Cine Teatro Brasil.

Curitiba (PR) – Ato na Praça Santos Andrade com panfletagem a partir das 10h. Concentração às 12h.

Espírito Santo (ES) – Antes e depois do 1º de Abril, a CSP Conlutas vai fazer panfletagem com agitação política em algumas concentrações operárias:

Dia 28/03 teve panfletagem com agitação na porta da fábrica Garoto, em Vila Velha.

Dia 30/03 tem panfletagem com agitação na UFES.

Dia 1/04 tem panfletagem e agitação na entrada da Vale, em Vitoria e Serra.

Dia 02/04 tem panfletagem e agitação no bairro Cidade Continental, em Serra.

Florianópolis (SC) – Ato em frente ao TICEN, no Centro, às 17h.

Fortaleza (CE) – Ato às 16h, na Praça do Carmo.

Manaus (AM) – Manifestação às 9h em frente à sede da Prefeitura de Manaus. Professores municipais e do ensino superior, estudantes, movimento popular, metalúrgicos organizados pela oposição ao sindicato.

Maranhão (MA) – Ato em frente à Assembleia Legislativa às 7h. Comunidades quilombolas do Moquibom realizarão atividades no interior do Estado.

Natal (RN) – Concentração às 15h, no cruzamento da Av. Salgado Filho com a Av. Bernardo Vieira.

Porto Alegre (RS) – Ato com concentração às 10h30 na esquina Democrática até o Palácio do Governo. Participam servidores públicos estaduais, metroviários, juventude, municipários e organizações políticas.

Recife (PE) – Acontecerão atividades no interior, em Ipojuca e Suape, com os sindicatos do campo e a Federação de Assalariados Rurais.

Em Recife, no período da manhã, acontecerão piquetes e panfletagens no conjunto do funcionalismo (professores municipais, do judiciário federal, técnicos e professores de universidade).  Os rodoviários farão uma rápida paralisação no centro da cidade e os trabalhadores de Correios que atuam no centro operacional da empresa no estado também farão parte das mobilizações.

No período da tarde haverá ato unificado na estação Central do metrô.

Rio de Janeiro (RJ) – Ato será às 17h na ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).

Salvador (BA) – Ato na Praça da Piedade, às 15h.

São Paulo (SP) – Ato com concentração às 16h no Vão do Masp, na avenida Paulista.

Santos (SP) – Agitação com som, panfletagem e bandeiras na refinaria em Cubatão pela manhã. Na hora do almoço, o mesmo ocorrerá no prédio da Petrobras, no centro de Santos.

À noite acontece um ato/debate na Unifesp.

Teresina (PI) – Concentração às 9h na Praça Rio Branco. Assembleia dos servidores municipais na Praça da Bandeira, às 9h.