.

30/3/2016

Servidora do trt-15 lança campanha "todos pela cura do Maurílio"

Cláudia Maria Pastor também vai leiloar medalha de vice olímpico de basquete, conquistada em Atlanta/96, para arrecadar recursos para cirurgia do filho

A servidora do TRT-15 Cláudia Maria Pastor está em nova campanha pela cura do filho, o menino Maurílio Josef, que em razão de um tumor benigno no hipotálamo, tem crises convulsivas diariamente. Nesse espaço, a servidora pede colaboração dos colegas da Justiça Federal.

Maurílio passou pela primeira intervenção cirúrgica há quase um ano, na França, para a qual também foi feita uma campanha de arrecadação em razão do custo do hospital, hospedagem e passagem. Segundo Cláudia, o resultado foi uma melhora, mas ainda não a cura – as convulsões diminuíram de três ou quatro por dia para uma ou duas. Por isso, ele precisa de uma nova intervenção, e a campanha "Todos pela cura do Maurílio" tem essa finalidade; nessa segunda operação, o tumor benigno deve ser totalmente desconectado do hipotálamo.

Cláudia conta que, quando Maurílio passou pela consulta pré-operatória, para a cirurgia realizada no dia 2 de junho do ano passado, a família foi alertada que talvez fosse necessária uma segunda cirurgia para que todo problema fosse resolvido. “Depois da cirurgia acreditei por um momento que havia chegado o dia de realizar o nosso sonho de ver o Maurílio curado, pois houve uma diminuição significativa do número de crises, mas estas não cessaram. Das três ou quatro crises ao dia que aconteciam antes da cirurgia, hoje a incidência caiu pela metade”, afirma ela.

Uma nova ressonância enviada no início deste ano a Paris indicou que será necessária nova intervenção, pois parte do tumor não se desprendeu e, por isso, as crises persistiram. “Recebi essa notícia com apreensão e alívio ao mesmo tempo. Alívio por saber que a cura do Maurílio depende de uma nova cirurgia e apreensão por novamente não possuir os recursos necessários para nosso retorno dele a França”, diz a servidora.

O procedimento será realizado no hospital da Fondation Ophtalmologique Adolphe de Rothchild, em Paris, centro especializado em cirurgia de cabeça e pescoço. Assim como na primeira intervenção, menos invasiva e feita totalmente por robôs, após uma pequena incisão, será realizado um mapeamento cerebral e por meio de um endoscópio o que restou do tumor será totalmente desconectado da glândula, para depois ser absorvido pelo organismo.

A Fundação Adolphe de Rotschild não cobra o procedimento cirúrgico propriamente dito e sim o tempo internação. A nova cirurgia está marcada para o dia 13 de abril e o menino tem que estar na França no dia 5 de abril, quando serão iniciados os exames e consultas pré-operatórias. Pelo tempo previsto de internação o valor estimado é de 17.619,21 euros, cerca de R$ 90 mil, além das despesas decorrentes da viagem (passagens aéreas e deslocamentos).

Campanha

A campanha "Todos pela cura do Maurílio", conta com uma rifa com cinco prêmios (Moto Honda Fan 125cc, TV 40", Notebook, Bicicleta e Microondas), e cada número custa R$ 10,00. O sorteio será pela Loteria Federal do dia 2 de abril. Para retirada dos prêmios basta apresentar o número correspondente a cada prêmio da Loteria Federal.

Ela também vai leiloar a medalha de prata que conquistou com a seleção brasileira de basquete nos Jogos de Atlanta-96 para ajudar na arrecadação.

"Não troco o vice-olímpico por nada. Mas estou abrindo mão de um símbolo, que é a medalha, para conseguir este dinheiro. Não gosto de fazer drama, mas é uma necessidade que tenho no momento”, afirma Cláudia.

A medalha será leiloada pela Legado Antiguidades, de São Paulo, no próximo dia 7 de abril, com lance mínimo de R$ 10 mil. De acordo com a leiloeiro a partir de amanhã, 23 de março, os lances estarão disponíveis no site.

Além disso, é possível doar qualquer valor para a conta do menino:

Caixa Econômica Federal

Maurílio Josef