.

11/3/2016

Servidores da JT preparam ações contra os cortes no orçamento do Tribunal

Categoria prepara ato com participação de outras entidades, juízes e intelectuais

Servidores da Justiça Trabalhista participaram do Café da Manhã com o Sintrajud no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa e discutiram ações para mobilizar a categoria contra os cortes do orçamento do tribunal.

No último mês, a administração publicou o Ato GP nº 9/2016, que anuncia novas medidas de contenção como proibição do trabalho aos sábados, suspensão do pagamento das horas extras e redução no consumo de energia.

Na avaliação dos servidores, contribui ainda mais para a precarização do serviço público e atinge tanto os servidores, quanto os serviços prestados a sociedade.  No caso do Fórum Ruy Barbosa, um dos reflexos do corte é o setor médico, que agora somente atende casos de emergência.

Há casos de servidores que procuraram os serviços do posto e foram encaminhados para hospitais, pois não tinha quadros considerados “graves” pelos médicos do setor. “Não há nenhuma portaria falando de corte no setor médico, no entanto, eu perguntei a equipe de lá se eu procurasse o setor com dor de cabeça eu seria atendida, e a resposta foi não”, afirmou a servidora Nataly Meissinger.

O Sintrajud irá solicitar informações e esclarecimento junto à Administração do TRT-2 quanto a suspensão do pronto atendimento no Fórum. Além disso, os servidores preparam uma campanha unificada, assim como foi feito durante a campanha salarial, de reclamação junto à ouvidoria do Tribunal sobre mais este ataque. “A ideia é que todo mundo mande uma reclamação para ouvidoria do Tribunal quanto a suspensão do pronto atendimento”, declarou o diretor de base Marcus Vergne.

Outro encaminhamento do Café da Manhã foi intensificar o trabalho de base e a passagem nos setores para chamar todos os servidores para um ato público contra os cortes do orçamento no tribunal. O ato será unificado e contará com a participação de outras entidades, juízes e intelectuais. A data da manifestação ainda será definida.