SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
.

Notícias do site antigo

28/1/2016

Federação vai ao Congresso para retomar negociações salariais

"Temos o dever de buscar melhorar e aprovar o reajuste", diz servidor após retomada das articulações no Congresso, que retorna do recesso em fevereiro

A luta pela aprovação do projeto salarial com melhorias vai recomeçar. Dirigentes da Fenajufe articulam no Congresso Nacional a retomada das conversas em torno dos projetos do Judiciário Federal e do MPU assim que os parlamentares retornarem do recesso, no início de fevereiro.

Eles se reuniram, na quarta-feira (27), com o senador Paulo Rocha (PT-PA), vice-líder do governo no Senado. O parlamentar se comprometeu a marcar reunião da Fenajufe com o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), da qual o senador também participaria.

Estiveram com Paulo Rocha no Senado os servidores Adilson Rodrigues e Jean Loiola, coordenadores da federação e plantonistas da semana na entidade, em Brasília.

“Fizemos um esforço de articular reuniões com os líderes do governo na Câmara e Senado e também com o novo relator do PL 2648 na Comissão de Finanças, para retomar as negociações interrompidas desde dezembro”, disse Adilson, que destaca a necessidade de reativar a participação da categoria nesse processo, após o recesso e o período em que muitos estão de férias.

O PL 2648/2015 está na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, onde chegou no dia 22 de dezembro, após ser aprovado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Não teve movimentação desde o início do recesso parlamentar, em dezembro. Agora, em janeiro, foi designado o relator, deputado Rodrigo Martins (PSB-PI).

Na avaliação de Adilson, ainda é possível pressionar pela inserção das modificações defendidas pela categoria no projeto. O servidor alerta que eventuais atitudes acomodadas ou resignadas das direções sindicais podem não só inviabilizar qualquer avanço, como abrir espaço para retrocessos na proposta, que já está longe de atender às demandas dos servidores.

“Temos o dever de buscar até o último instante as melhorias apontadas pela categoria como prioridade. Temos também que agilizar a tramitação do projeto para assegurar a maior parcela possível da reposição devida aos servidores, que agora estão com salários congelados há praticamente 10 anos”, disse o servidor.

A direção nacional da Fenajufe se reúne no sábado (30), em Brasília, quando deve se debruçar sobre um plano de atuação para as próximas semanas.