.

27/1/2016

Entidades preparam ações unificadas contra o ajuste fiscal e os governos

Com o objetivo de fortalecer as mobilizações em curso, encontro aprova manifesto e prepara ato nacional para o primeiro semestre

Foto: Romerito Pontes

Centenas de ativistas de 62 entidades dos movimentos populares, sindical e estudantil, de 17 estados e do Distrito Federal participaram da plenária Sindical, convocada pelo Espaço de Unidade de Ação e CSP-Conlutas, e aprovaram ações conjuntas para fortalecer a luta contra os ataques do governo federal e da oposição de direita aos trabalhadores. A reunião aconteceu na última sexta-feira, 22, no Sindicato dos Metroviários de São Paulo.

Durante a reunião, o membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Sebastião Carlos Pereira, o Cacau, apresentou a proposta de resolução que foi debatida na reunião e alertou para o desafio do Espaço de Unidade de Ação em unificar as lutas, contra o ajuste fiscal em todas as esferas de governo, contra as reformas que atacam direitos, contra as demissões, as privatizações, contra o reajuste das passagens e outras que já estão em curso. “Poderíamos estar aqui sob um cenário em que os trabalhadores não estivessem resistindo, mas ao contrário, eles estão indo à luta e por isso precisamos organizar essas mobilizações e unificá-las”, afirmou.

Para o servidor do Ministério Público da União (MPU) no Maranhão e coordenador da Fenajufe, Saulo Arcangelli, os desafios para os trabalhadores em 2016 são grandes, diante do aprofundamento da crise econômica no país. “Parece que 2015 ainda não acabou, porque 2016 já começou com muita luta, greve na GM, luta contra o aumento das passagens nos estados, enquanto Dilma acena com mais cortes”, declarou. “Por isso é importante unificar os trabalhadores, temos que atacar não somente o ajuste fiscal, mas os governos que o aplicam”.

Arcangelli também informou aos presentes sobre a última reunião do Fórum dos Servidores Públicos Federais que aprovou como campanha prioritária a continuidade da luta em torno da pauta do ano passado, já que a questão salarial continua pendente: o governo fechou acordo com algumas categorias, mas o reajuste salarial ainda não foi implementado, e com outras categorias nem houve acordo, como é o caso dos servidores do Judiciário.

A servidora aposentada e diretora do Sintrajud, Maria Helena Garcia Leal, ressaltou a necessidade de intensificar a luta contra a Reforma da Previdência e pela aprovação da PEC 555/06, que propõe a revogação do artigo 4º da Emenda Constitucional (EC) nº 41/2003 (Reforma da Previdência), que instituiu a cobrança da contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas. “Precisamos acabar com essa Reforma da Previdência que só retira ainda mais direito dos trabalhadores”, afirmou.

Além do Sintrajud, diversas entidades representativas dos servidores públicos federais estiveram presentes na reunião, como Andes (Sindicato Nacional Dos Docentes Das Instituições De Ensino Superior), Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil),  Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), Sinsprev (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência) e Sindsef (Sindicato Trabalhadores Serviço Público Federal).

As iniciativas para fortalecer as lutas foram apresentadas em um documento político, que servirá de norte para as próximas ações. O manifesto aponta para a realização de um novo ato nacional, no primeiro semestre 2016. Confira a declaração política na íntegra aqui.

Espaço Unidade de Ação

O Espaço Unidade de Ação é uma articulação de entidades de movimentos sindicais, sociais e populares, entre elas o ANDES-SN e a CSP-Conlutas, que tem o objetivo de construir um pólo alternativo para organizar as lutas dos trabalhadores contra os ataques do governo Dilma/PT e da oposição de direita