SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
.

Notícias do site antigo

26/1/2016

Aposentados e pensionistas entregam ofício com reivindicações no escritório da Dilma Rousseff

Antes, Sinsprev, Sintrajud e Sindsef realizaram manifestação em frente ao TRF-3, responsável pelo julgamento de inúmeras ações do segmento

                                      Foto: J. Duran Mchfee

Aposentados e pensionistas do Sintrajud, Sinsprev (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo) e Sindsef (Sindicato Trabalhadores Serviço Público Federal Estado São Paulo) realizaram, na última quinta-feira, dia 21, o ato unificado em frente ao TRF – 3, responsável pelo julgamento de inúmeras ações das categorias.

Durante a manifestação, que aconteceu na véspera do Dia Nacional dos Aposentados, o segmento expôs suas reivindicações e distribuiu uma Carta Aberta à População. Ao final, seguiram em passeata até o Escritório Regional da Presidência da República e uma comissão foi recebida pela chefe de gabinete, Nilza Fiuza.

A luta para barrar a Reforma da Previdência é uma das principais reivindicações dos aposentados. “É importante unificar nossa força para barrar este ataque, cortar o mal pela raiz. Estamos sofrendo até hoje as consequências das Reformas da Previdência, desde o governo FHC, passando pelos governos de Lula e Dilma, não podemos aceitar mais retirada dos nossos direitos”, afirmou a diretora do Sintrajud, Maria Helena Garcia Leal.

Para o diretor do Sinsprev, Nelson Novaes Rodrigues, os aposentados fazem parte do setor que está sendo mais penalizado com a política de ajuste fiscal e arrocho salarial do governo Dilma Rousseff (PT). “Mesmo diante de um cenário em que a inflação está mais pesada para os aposentados, a presidente vetou o projeto de reajuste anual da aposentadoria, temos que denunciar categoricamente este governo que só tem prejudicado os trabalhadores e aposentados, enquanto os lucros dos banqueiros não param de crescer”, declarou.

O grupo de teatro, Coletivo de Galochas, esteve presente no ato e apresentou uma peça que, baseada em situações cotidianas, retratou a exploração dos trabalhadores, assédio moral, retirada de direitos trabalhistas e inflação.

Audiência no escritório da presidência

Na audiência, as entidades abordaram as principais reivindicações dos aposentados e protocolaram um ofício com as pautas para ser encaminhado à presidenta Dilma Rousseff e solicitaram uma audiência com a mesma para que possam expor pessoalmente as reivindicações das categorias.

Entre elas, a luta pela aprovação da PEC 555/2006, que propõe a revogação do artigo 4º da Emenda Constitucional (EC) nº 41/2003 (Reforma da Previdência), que instituiu a cobrança da contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas.  Comprada no esquema de corrupção conhecido como “Mensalão”, a reforma é responsável pelo confisco do dinheiro daqueles que passaram toda a vida laboral contribuindo para garantir o direito à aposentadoria.

Outra bandeira de luta da categoria é a aprovação da PEC 56/2014, que altera o artigo 40 da Constituição Federal e institui a aposentadoria integral dos servidores públicos aposentados por invalidez. 

A chefe do Escritório da Presidência da República, Nilza Fiuza, se comprometeu em encaminhar o oficio à Dilma Rousseff e ao ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Ricardo Berzoini, responsável pela agenda da Presidência. Além disso, Fiuza afirmou que acompanhará pessoalmente o andamento do ofício, tendo em vista que as entidades não obtiveram nenhuma resposta a partir dos ofícios protocolados nos anos anteriores.

Confira o ofício protocolado aqui.




Voltar