.

19/1/2016

Sintrajud participa de Plenária Sindical para aprovar plano de lutas

Convocada pela CSP Conlutas e entidades do Espaço Unidade de Ação, a plenária acontece na sexta, 22, às 09, no Sindicato dos Metroviários

Entidades, movimentos sociais e ativistas de todo o país participam nesta sexta-feira, 22, da plenária sindical e popular convocada pela CSP-Conlutas e demais entidades que participam do Espaço de Unidade de Ação. A plenária acontece às 9h, no Sindicato dos Metroviários ( Rua Serra do Japi, 31, Tatuapé, São Paulo – SP) e contará com a participação de sindicatos como Andes (Sindicato Nacional Dos Docentes Das Instituições De Ensino Superior), Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), Sinsprev (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência) e Sindsef (Sindicato Trabalhadores Serviço Público Federal).

A atividade foi convocada na reunião do Espaço de Unidade de Ação que aconteceu no dia 09 de dezembro, e tem o objetivo de avançar na construção de um programa de luta dos trabalhadores e na construção de um calendário de mobilizações unificado, para combater os ataques dos governos aos trabalhadores. A plenária será aberta, por isso o Sintrajud convoca todos os servidores para participar.

Em setembro do ano passado, as entidades que participam desta articulação convocaram uma Marcha dos Trabalhadores e Trabalhadores, que reuniu cerca de 15 mil pessoas em São Paulo, contra os ataques do governo e da direita. Em nota conjunta, as entidades declaram que a experiência desta marcha comprovou a possibilidade de construir um polo de resistência dos trabalhadores claramente contra o governo Dilma e a oposição de direita. “Infelizmente, a maioria das organizações sindicais e movimentos sociais, como a CUT, UNE, MST, CTB e MTST realizaram manifestações no dia 16 de dezembro em defesa da permanência do governo Dilma, apesar de ser este o grande responsável pela maioria dos ataques e do sofrimento que nossa classe está sofrendo”, afirma a nota.

“2016 já começou mostrando a continuidade da política de ajuste fiscal e arrocho salarial do governo Dilma, o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, já propôs novas reformas da previdência e trabalhista, que podem tirar ainda mais dos nossos direitos”, afirma a diretora do Sintrajud, Raquel Morel. “Por isso, é parte da nossa tarefa enquanto sindicato que não baixa a cabeça para os governos, construir uma alternativa política e de luta dos trabalhadores”.

Espaço Unidade de Ação

O Espaço Unidade de Ação é uma articulação de entidades de movimentos sindicais, sociais e populares, entre elas o ANDES-SN e a CSP-Conlutas, que tem o objetivo de construir um pólo alternativo para organizar as lutas dos trabalhadores contra os ataques do governo e da oposição de direita.

Veja a convocatória para a Plenária Sindical e Popular aqui.

Matéria atualizada em 20/01/2016