.

8/1/2016

Contra o aumento da tarifa, Sintrajud também participa de ato nesta sexta, 8

Reajuste na passagem do transporte público em São Paulo passa a valer neste sábado, 9; a concentração do ato será às 17h no Theatro Municipal

Em meio às festas de final de ano o Governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), anunciaram mais um aumento na passagem do transporte público em São Paulo. As passagens de ônibus, metrô e trem vão passar de R$ 3,50 para R$ 3,80.

O reajuste passa a valer neste sábado, 9. Contra mais este aumento, diversas entidades e movimentos sociais convocam toda a população para a primeira grande manifestação contra o aumento das tarifas, nesta sexta-feira, 8, às 17h, em frente ao Theatro Municipal.

O reajuste não aconteceu só em São Paulo, no Rio de janeiro, a tarifa subiu de R$ 3,40 para R$ 3,80 no último sábado, 2. Já em Belo Horizonte, a passagem foi reajustada pela terceira vez em um pouco mais de um ano, e desde o último domingo, 3, subiu de R$ 3,40 para R$ 3,70. Nestas cidades, também serão realizadas manifestações contra o aumento da tarifa nesta sexta.

Os transportes coletivos nas cidades brasileiras são considerados muito caros, são superlotados e não condizem com os preços pagos pela população. Em geral, o aumento serve para que as empresas de transportes lucrem ainda mais com a necessária mobilidade da população.

Enquanto aumenta a tarifa, os governos continuam cortando do orçamento da saúde, educação e outras áreas sociais, o desemprego aumenta a cada dia e os salários não são reajustados. E mais uma vez quem sai prejudicado nessa história são os trabalhadores e estudantes que verão grande parte de sua renda se perder pelas catracas da cidade.

Em São Paulo, a luta contra o aumento das tarifas será unificada com a luta contra a privatização da linha 5 do Metrô e Monotrilho, além da manutenção dos postos de trabalho da chamada segunda função, os cobradores. Segundo os organizadores, a privatização do metrô pode representar a piora no serviço prestado, inclusive nas questões de segurança.

Por isso, o Sintrajud chama a todos servidores para lutar por um transporte público e de qualidade e participarem da manifestação contra o aumento das tarifas nesta sexta-feira, 8, às 17h, com concentração no Theatro Municipal.