SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
.

Notícias do site antigo

11/12/2015

Servidores protestam contra Portaria de compensação de greve

Trabalhadores participaram de solenidade de inauguração da PJe com cartazes e colete da greve

Foto: J. Duran Machfee

Servidores da Justiça Trabalhista realizaram ato na manhã desta sexta-feira, 11, contra a Portaria CD 04/15, que estabelece a reposição por horas dos dias parados. A manifestação aconteceu no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, durante a solenidade de inauguração do Processo Judicial Eletrônico que contou com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ministro Antonio José de Barros Levenhagen.

A manifestação contou com a participação de servidores da Baixada Santista, Guarulhos, Zona Sul, Barueri e representantes da Justiça Federal, que viram ao ato em solidariedade aos servidores da trabalhista.

Os servidores reivindicam que a compensação da greve seja feita por serviço e rechaçam a Portaria do Corpo Diretivo que, na opinião da categoria tem caráter punitivo. Na última semana, o TST e o Conselho Superior de Justiça do Trabalho (CSJT) modificaram o entendimento e reconheceram o direito dos servidores de compensarem a greve por serviço.

Para a diretora do sindicato e servidora da JT Cubatão, Lynira Sardinha, essas decisões reforçam a forma de compensação que a categoria vinha defendendo. “Nós servidores temos respeito e compromisso com o jurisdicionado, por isso, muito do trabalho represado no período da greve já está compensado. Desta forma, a Administração tem que verificar e derrubar esta portaria, de caráter punitivo, que insiste em tirar nosso sossego”, declarou.

Em manifestação pacifica, os servidores ocuparam o auditório durante a solenidade com cartazes e vestidos com o colete da greve. “O ato foi vitorioso, conseguimos nosso objetivo que era chamar atenção de todos os servidores e magistrados para o problema imposto pela Portaria do Corpo Diretivo”, afirmou Inês Leal, diretora do Sintrajud e servidora do Fórum Ruy Barbosa. “Fizemos isso sem impedir a solenidade de acontecer, de forma pacífica, agora esperamos que as negociações avancem”.

Antes do início da solenidade, os servidores tentaram falar e fazer uma reunião rápida com o Ministro Levenhagen, no entanto, por problemas na agenda, não foi possível. A reunião foi solicitada pelo Sintrajud e reforçada na segunda-feira, 7, durante uma reunião entre a Fenajufe e o Ministro que, na oportunidade, já deixou claro a dificuldade de agenda.

Durante o evento, o Presidente do TST foi o único a saudar os servidores, reconhecendo o árduo trabalho diário e lembrando da luta pela recomposição salarial. “Sei que existe um movimento em nível nacional para que não haja absorção dos 13,23% no reajuste, neste sentido, acho o pleito de vocês muito justo”, afirmou.

A próxima reunião de negociação com a presidente do TRT-2, desembargadora Silvia Devonald, já está marcada para acontecer na quarta-feira, 16.