.

9/12/2015

Erga Omnes, grupo teatral do Sintrajud, estreia "Feirando na Feira", no dia 11

A peça trata com comicidade da fome, da miséria, da corrupção e principalmente a falta de ética

O grupo Erga Omnes, grupo de teatro do Sintrajud, estreia na sexta-feira, dia 11, às 20h, no auditório do Sinsprev, a peça Feirando Na Feira. “Tratata-se de uma licença poética destes textos que nos motivaram a uma transposição para os dias atuais em que falamos da fome, da miséria, da corrupção e principalmente a falta de ética”, explica Jairo Maciel, autor da trama e diretor da companhia mambembe.

O diretor conta que a proposta é manter a idéia originária da “farsa” medieval que, através da comicidade, denuncia os absurdos do cotidiano. “As farsas medievais nada mais eram que enredos de enganos e logros de uma personagem para com a outra. O mais esperto leva vantagem sobre o menos esperto. Não há vencedor nem vencido. Não há justiça. Todos terminam impunes. Fica apenas a certeza de que o vale tudo, não importa quais os caminhos utilizados para alcançá-lo”.

Nesta farsa, que de farsa só tem o estilo, são apresentados personagens que transitam pelo teatro do Grotesco. Personagens disformes e inesquecíveis, como o cego, o coxo, a mendiga, a burra, a morte.

O espetáculo se passa numa feira livre, cujo colorido pinta o cenário. Os personagens são todos alegóricos, eles cantam e dançam. Apesar de falar da miséria, tudo é muito alegre e divertido. Letras e músicas foram compostas exclusivamente para o espetáculo.

Atores:

Brendo de Lima;

Cláudia Cortez;

Janaina Batuira;

Maria Helena Leal;

Marina Cortez;

Niki Nishi.

Musico:

Israel Alves.

Iluminação:

Leandro Lopes.

Direção: Jairo Maciel

Origem do grupo

O grupo Erga Omnes atua no Sintrajud desde janeiro de 2008, quando, por uma ideia da CSP Conlutas de estimular atividades teatrais dentro dos sindicatos, a dramaturga Cilinha (Maria Cecília Toleto) trouxe ao Sintrajud o diretor teatral Jairo Maciel.

Cilinha, que também era atriz e professora, faleceu em 22 de setembro de 2015. “ Dia da Primavera”, lembra o diretor, com tristeza.  “A primavera estava chegando e ela estava partindo, e acho que as duas não se encontraram porque esse dia não tinha nada de colorido; era cinza e frio.”

Jairo é ator desde 1976 e passou a dirigir espetáculos teatrais e musicais em 1982. É mestre, doutor e pós-doutor em direção teatral pela ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo).

Na academia, ele atua como orientador e professor de graduação e pós-graduação na Faculdade Paulista de Artes.

A entrada é gratuita;

O Sinsprev fica na rua Antônio de Godoy, 88, 5º Andar.