SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Notícias do site antigo

3/12/2015

JT: Servidores preparam ato no dia 11 contra Portaria de compensação de Greve

Categoria quer reunião com o Presidente do TST para levar reivindicação de compensação por serviço

Foto: J. Duran Machfee

Servidores da Justiça Trabalhista de São Paulo preparam manifestação na sexta-feira, 11, para exigir a revogação da Portaria CD 04/2015, que estabelece a reposição por horas dos dias parados. A deliberação aconteceu na assembleia setorial na tarde desta quinta-feira, 3, no átrio do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa na Barra Funda.

Os servidores também discutiram os próximos passos da negociação de compensação dos dias parados. Durante esta semana, o TST e CSJT modificaram o entendimento e reconheceram o direito dos servidores de compensarem a greve por serviço.

Para a categoria, a decisão do TST e CSJT reforça o que vinha sendo defendido nas assembleias setoriais e nas reuniões com a presidente do Tribunal,  garantindo e respaldando ainda mais a compensação por serviço. “Vários colegas que já estavam compensando pararam depois dos Atos do TST e CSJT, porque perceberam que eles são indicações importantes e vão ajudar na negociação do sindicato”, declarou Taulff Ganem, servidor da JT e diretor de base.

Durante a assembleia, foi reforçada a necessidade de que nenhum servidor inicie a compensação. “O tempo agora está a nosso favor, temos que continuar as negociações com base na normatização do TST. Nenhum servidor teve desconto por greve nos outros movimentos, sempre revertemos, por isso, temos que aguardar o fim da negociação”, disse Ênio Ferreira, diretor do Sintrajud.

Nós queremos compensar os dias parados, mas entendemos que o melhor para a categoria e para o serviço público, é compensação por serviço. A portaria do Corpo Diretivo tem caráter punitivo, greve é um direito e não aceitaremos retaliação”, afirmou Inês Leal, diretora do Sindicato.

“Os servidores não devem compensar nenhuma hora, mesmo aqueles que já enviaram ofício solicitando permissão para fazer horas extras aos sábados e no recesso peçam a retirada desse oficio, temos que pressionar mais o Tribunal a revogar esta portaria e permitir compensação por serviço, como sempre aconteceu”, ressaltou Inês.

Para chamar atenção para reivindicação, os servidores preparam uma grande manifestação para sexta-feira, dia 11, 10h, durante a solenidade de inauguração do Processo Judicial Eletrônico (PJE) no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa. O evento contará com a presença do presidente do TST, Ministro Antonio José de Barros Levenhagen.

“Temos que fazer um grande ato no dia 11, com a presença de todo mundo, para pressionar e pedir uma reunião com o presidente do TST”, afirmou Henrique Sales, servidor da JT e diretor de base.

Uma nova reunião com a presidente do TRT-2, desembargadora Silvia Devonald, já está marcada para acontecer no dia 16 de dezembro.

Na segunda-feira, 7, a Fenajufe tem agendada uma reunião com o presidente do TST, o Sintrajud solicitará que federação trate do tema da compensação.