SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
.

Notícias do site antigo

1/12/2015

Assembleia setorial da JT vai discutir compensação da greve

Setorial acontece nesta quinta-feira, 3, às 13h, no Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda

Servidores da Justiça Trabalhista farão assembleia setorial nesta quinta-feira, 03, às 13h, no Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda. O objetivo é discutir a portaria do Corpo Diretivo 04, que trata sobre a compensação da greve e os próximos passos da mobilização e negociação. Além disso, serão discutidas as propostas feitas pelos servidores para compensação dos dias parados, que poderão ser apresentadas ao tribunal.

Uma das propostas que será debatida na assembleia foi feita pelos colegas de Guarulhos e pode ser conferida aqui. Os servidores de Praia Grande também enviaram uma contraproposta que consiste, assim como a de Guarulhos, em submeter a compensação de 180 horas a uma série de condicionantes.  São elas: aumento significativo do prazo para pagamento, trabalho aos sábados (com valorização de 50%, no mínimo, da carga horária), possibilidade de anistia no caso do serviço ser colocado em dia antes do prazo e garantia de que direitos daqueles que estão em vias de se aposentar ou requerer abono não sejam prejudicados.

Servidores de outros locais de trabalho também podem sugerir outras formas de compensação e enviar ao Sintrajud, no email [email protected]. Todas as sugestões serão discutidas na assembleia desta quinta.

Na última quinta-feira, 26, logo após a divulgação da Portaria, os servidores realizaram uma setorial e rechaçaram a portaria CD 04 que, na opinião dos trabalhadores, é um ataque ao direito de greve.

A avaliação dos servidores é de que melhor forma de compensação é por serviço, na forma em que está sendo imposta pelo tribunal, a compensação assume um caráter punitivo, sem relação com as necessidades do serviço.

Conforme deliberado, o sindicato encaminhará o pedido de reconsideração ao TRT 2, denunciando que a portaria é inexequível, nesta quarta-feira, 02.

“Nenhum colega deve começar a compensação, sei que parece difícil, mas é preciso agir juntos para conseguir reverter este absurdo; em situações muito parecidas com esta, nós conseguimos”, afirmou Inês Leal, servidora da JT/Barra Funda e diretora do Sindicato.

Na assembleia, os servidores também discutirão a construção do ato que ficou indicado na última assembleia.

Pressão na Ouvidoria

Outra medida para pressionar o tribunal é a campanha de manifestação contra a portaria via ouvidoria do TRT-2. Todos os servidores da JT e dos demais ramos do Judiciário Federal podem registrar manifestação contrária através do site: http://www.trtsp.jus.br/institucional-fale-com-o-trt.

Confira o modelo:

“MANIFESTAÇÃO CONTRA A PORTARIA CD Nº 4/2015 DO TRT-2 VIA OUVIDORIA

Servidores do TRT da 2ª Região precisarão realizar a compensação hora a hora de mais de 60 dias de greve até 30 de junho de 2016, segundo portaria de compensação do Corpo Diretivo.

Em assembléia para discutir a portaria, os servidores aprovaram, entre outras medidas, a recomendação para manifestação individual através da Ouvidoria, solicitando a reconsideração da portaria.

Para os servidores que lutaram durante todo o período de greve, está sendo imposta uma compensação que implica no cumprimento de uma jornada de 58 horas semanais, por um período de 6 meses, com 10 horas diárias, mais 8 horas aos sábados”.

Matéria atualizada em 02 de dezembro, às 12h36