.

30/11/2015

Servidores decidem aceitar e lutar por melhorias no PL 2648/15

Categoria segue deliberação da Fenajufe na negociação da campanha salarial; assembleia ordinária aprova contas de 2014 do Sintrajud

Trabalhadores do Judiciário Federal de São Paulo decidiram aceitar e tentar melhorias no PL 2648/15 na negociação da Campanha Salarial de 2015. A decisão dos servidores de São Paulo foi votada na assembleia geral que aconteceu na tarde do último sábado, 28.

O encaminhamento da assembleia seguiu a decisão da reunião “ampliadinha” da Fenajufe que aconteceu na sexta-feira, 27, em Brasília, e contou com a participação de 28 sindicatos.

Na opinião dos servidores, os principais pontos que precisam ser melhorados são: redução do prazo de integralização em até dois anos, exclusão da absorção dos 13,23% como parte do reajuste, incorporação dos valores previstos para CJs (cargos de confiança) na recomposição salarial de toda a categoria. Além disso, a assembleia indicou a necessidade de entrar no projeto a data-base da categoria e a redução da jornada de trabalho para 6h diárias.

“Acho que a posição da federação está correta, temos que melhorar esse projeto e garantir reajuste para categoria. Fizemos uma campanha salarial muito forte que forçou o governo a conceder reajuste para o restante dos Servidores Públicos Federais e apresentar este projeto, por isso temos que ter consciência de esta luta não acaba aqui, e só vamos ter vitória com muita luta”, afirmou o diretor de base da JT, Marcus Vergne.

Para a diretora do Sindicato e servidora da JT, Inês Leal, o PL 2648 é fruto da luta dos servidores. “Existe uma situação contraditória, o governo diz que não tem dinheiro para reajustar os salários dos servidores, mas continua destinando bilhões para o pagamento da dívida pública; e para os trabalhadores, só sobra retirada de direitos”, declarou. “Este projeto só existe por causa da nossa mobilização, por isso, temos que lutar para melhorá-lo, pegar esse valor agora e continuar na luta para garantir nossa recomposição salarial”.

Campanha solidária

Além da campanha salarial, os servidores aprovaram a construção de uma campanha solidária às vítimas da tragédia que atingiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). O sindicato organizará uma campanha de arrecadação de alimentos, água, panelas, roupas e dinheiro que serão destinados aos moradores que perderam tudo na tragédia.

Aprovação das contas

No mesmo dia (28), pela manhã, aconteceu a assembleia geral ordinária e os servidores aprovaram as contas do Sintrajud do exercício de 2014 e a previsão orçamentária de 2016.

O membro do conselho fiscal, José Carlos Sanches, apresentou o parecer favorável à aprovação, no entanto, chamou atenção para questões que podem ocasionar problemas para finanças do sindicato. “Diante das diversas greves, eleições e congressos, as finanças estão em situação precária, por isso estamos fazendo diversas indicações de medidas de contenção de gastos que esperamos que a diretoria cumpra”, afirmou Sanches.

Cleber Borges, diretor e membro da pasta de finanças, ressaltou que o problema financeiro é uma realidade de grande parte dos sindicatos da categoria no Brasil. “Nossa campanha salarial foi muito extensa e dura, fizemos uma greve muito forte, levamos milhares de servidores para Brasília, por isso, todos os sindicatos da categoria passam por problemas parecidos”, declarou.

O diretor ressaltou ainda a importância da realização da assembleia para a transparência do sindicato. “O conselho está de parabéns, realizou um trabalho exemplar, principalmente, na conferência de todos os documentos e notas. Este trabalho é fundamental para manter a transparência e coesão das contas do sindicato”, finalizou Cléber.

A previsão orçamentária para o ano de 2016 também foi aprovada por ampla maioria na assembleia.