.

30/11/2015

Servidores da JF comemoram recebimento dos Quintos

"É a maior vitória jurídica do Sindicato", diz servidor que doou ao Sintrajud parte do que recebeu

Waldo: Quintos foram “corrida de obstáculos”. Foto: J. Durán Machfee

Servidores da Justiça Federal fizeram fila para receber o pagamento dos precatórios dos Quintos nesta segunda-feira (30), no posto bancário da Caixa Econômica Federal (CEF) localizado dentro do prédio do TRF-3. Apesar da espera pelo atendimento do banco, era visível a alegria pela conquista do direito a esse passivo trabalhista, após uma batalha judicial de mais de uma década.

“Foi uma corrida de obstáculos; a União e a administração do Tribunal colocaram todos os empecilhos possíveis”, disse o servidor Waldo Mermelstein, um dos que aguardavam na fila. “O Sindicato teve de contratar uma empresa para fazer os cálculos e apurar quanto cada servidor deveria receber”, lembrou. “O STF nos ameaçou [de não pagar] até o final [do processo] e eu achei que não conseguiria receber”, declarou o servidor.

Seu colega José Bonifácio, servidor do TRF-3, observou que foi pelo Sintrajud que recebeu a informação sobre a liberação dos precatórios. “Se não fosse a divulgação feita pelo Sindicato, não ficaríamos sabendo antecipadamente”, disse.

Doação ao Sintrajud

“Essa é a maior vitória jurídica do Sindicato nesses 20 anos”, afirmou Mermelstein. “Infelizmente, muitos colegas que teriam direito [ao recebimento dos Quintos] talvez não recebam porque não eram sindicalizados e não fizeram parte da ação”, lamentou.

Ele doou parte do que recebeu para o Sintrajud e incentivou seus colegas a seguirem esse gesto. “Nada mais justo que os que recebem fortalecerem o Sindicato”, declarou. “Nossa luta salarial ainda não terminou, mas o Sindicato ‘raspou o tacho’ das finanças para enviar as várias caravanas a Brasília e fazer muitas outras atividades neste ano.”

O Sintrajud está em campanha para que os servidores doem pelo menos 1% dos recursos para o Sindicato, a fim de fortalecer a entidade para as próximas lutas.

Matéria atualizada em 1º de dezembro às 17h48