.

26/11/2015

Sindicatos pedem que Fenajufe adie reunião sobre luta salarial

Para garantir debate, servidores querem que encontro seja transferido de sexta (27) para segunda ou terça

Sindicatos da categoria solicitaram à direção da Fenajufe, desde o início da semana, que adie por alguns dias a realização da reunião que definirá a posição dos trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU sobre a luta salarial.

O principal argumento é que isso permitiria aos servidores dos estados que têm assembleias ou outros fóruns de debates marcados para o fim de semana fazerem a discussão a tempo de levar os respectivos resultados à reunião nacional, que deverá definir os próximos passos da luta da categoria, pós-manutenção do veto ao projeto que repõe as perdas salariais (PLC 28).

Convocada para a sexta-feira (27), a reunião da direção da Fenajufe com participação dos sindicatos (chamada ‘ampliadinha’) será a primeira após a manutenção do veto e consequente abertura de um novo momento na luta dos servidores.

Em São Paulo, a assembleia da categoria já estava convocada para o sábado (28), um dia após a data marcada para a reunião da federação. O Sintrajud recebeu pedidos de servidores da base da categoria para encaminhar à Fenajufe a solicitação de adiamento.

Pelo menos dez entidades já teriam enviado mensagem nesse sentido à federação, entre elas os sindicatos do Maranhão (Sintrajufe-MA), Pernambuco (Sintrajuf-PE), Piauí (Sintrajufe-PI), Rio Grande do Sul (Sintrajufe-RS), Minas Gerais (Sitraemg), São Paulo (Sintrajud) e Ceará (Sinje-CE).

Alguns por estarem em situação similar – sem condições de consultar a categoria antes do fim de semana –, outros porque acreditam que não dar tempo para o debate em parte dos estados seria ruim para a tomada de uma posição nacional sobre o que fazer a partir de agora. Apenas três sindicatos reivindicaram manter a reunião no dia 27 – os do Rio (Sisejufe), do Pará/Amapá e do Amazonas/Roraima (Sitra-AM/RR).

“Vamos realizar o maior congresso da história do nosso sindicato e obviamente o debate sobre isso ficará prejudicado se a reunião ocorrer antes”, pondera o servidor Cristiano Moreira, da direção do Sintrajufe-RS. “Manter no dia 27 nos retira a oportunidade de debater no Rio Grande do Sul algo tão importante para toda a categoria”, explica, observando que mais de 290 delegados devem participar do congresso, que ocorrerá no sábado e no domingo.

A decisão está nas mãos da direção da Fenajufe. Mas uma consulta sobre o adiamento, que estava sendo encaminhada a cada integrante da diretoria, não se concretizou até agora por ter sido bloqueada por dois dos três coordenadores-gerais da federação, Mara Weber (RS) e Cledo Vieira (DF), ambos dirigentes sindicais ligados à CUT.

Um dos argumentos usados por servidores que defendem manter a data é que há urgência no encaminhamento do assunto devido ao calendário do Legislativo, que se aproxima do recesso.

Por outro lado, os que sustentam a alteração ponderam que nada muda com relação a isso se a reunião acontecer na sexta-feira, na segunda-feira (30) ou na terça-feira (1º), já que qualquer deliberação só terá consequências práticas a partir da semana que vem. O pior, avaliam, seria parcela considerável da categoria não ter a oportunidade de participar dos debates nos estados e de interferir na deliberação de decisões tão importantes.