SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Notícias do site antigo

17/11/2015

Servidores já fecham a Esplanada dos Ministérios para derrubar veto

Painel do Congresso já registra a presença de 399 deputados e 68 senadores; servidores se manifestam dentro e fora do legislativo

Servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União do Distrito federal e de quase todos os estados do país já bloqueiam totalmente as faixas de um dos sentidos da avenida da Esplanada dos Ministérios, próximo ao Congresso Nacional.

Cerca de seis mil trabalhadores se manifestavam, por volta das 21h, segundo informou o servidor Adilson Rodrigues, da coordenação da federação nacional (Fenajufe). A sessão no Congresso transcorria ainda na fase dos discursos que precedem a votação.

Vários parlamentares defenderam a derrubada do veto 26, referente ao reajuste dos servidores do Judiciário Federal (PLC 28).  “O Judiciário não aguenta mais. Quando se trata de magistrados, os capa-pretas, tudo se resolve, mas os servidores que carregam o Judiciário nas costas seguem sem aumento”, disse o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).  O senador Randolfe Rodrigues, ao defender a derrubada do veto, disse que o que se estará decidindo nesta noite é se a prioridade do país “é para os banqueiros que lucram com os maiores juros do mundo”, com os empresários sonegadores que não pagam o que devem ou com os trabalhadores.

O deputado Silvio Costa (PSC-PE) foi à tribuna defender o governo e a manutenção do veto. Servidores que se encontram nas galerias viraram as costas para ele durante o seu discurso. Às 21h15, o painel do Congresso registrava a presença de 399 dos 513 deputados e 68 dos 81 senadores, informa o servidor Cristiano Moreira, da direção do sindicato do Rio Grande do Sul (Sintrajufe-RS).