.

01/03/2010

Campanha pelo PCS-4 continua em Brasília

Reunião da direção da Fenajufe propõe mobilizações nos estados e pressão em Brasília nos dias 27 e 28, datas da audiência pública e de possível votação do PCS

A ideia é fazer dois dias de forte mobilização nos estados e de pressão sobre os deputados em Brasília. A data em que o PCS será objeto de audiência pública e, no dia seguinte, poderá entrar na pauta da Comissão de Trabalho da Câmara deverá ser de mobilização no Judiciário Federal.
Essa proposta saiu da primeira reunião da atual diretoria da federação nacional (Fenajufe). Ela foi realizada nesta quarta-feira 14, pouco depois da sessão da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) que aprovou o PCS do MPU, mas adiou a análise da proposta do Judiciário para 28 de abril. A sessão acabou por também aprovar requerimento que marca uma audiência pública sobre o assunto antes da votação.
A proposta foi feita pelo vice-líder do governo Lula, Luis Carlos Busato (PTB-RS), que já havia tentado, sem sucesso, igual procedimento com o PCS do MPU na sessão passada. Acordo firmado entre os deputados, sob a pressão de um plenário lotado de servidores, ?amarrou? tanto a data da audiência, dia 27, quanto da provável votação, dia 28 ? que é a data da próxima sessão, devido ao feriado nacional da semana que vem.
Na avaliação dos servidores, o dia foi marcado por um resultado positivo, a aprovação do PCS do MPU, e outro que preocupa muito, o adiamento da votação da proposta do Judiciário. Mas, não resta dúvida, o resultado poderia ter sido bem pior não fosse a forte presença de servidores no plenário da comissão ? representantes de muitos estados e um bom número de servidores de Brasília.
Essa certeza fez com que a proposta de jogar peso na mobilização nesses dois próximos dias chaves para o PCS ganhasse corpo entre os servidores que foram a Brasília. Em São Paulo, a categoria já aprovou parar por 24 horas no dia 27. Muitos estados já estão com assembleias marcadas para preparar a mobilização.
Também foi redefinida a data da próxima reunião ampliada, que passa de 24 de abril para 2 de maio. O indicativo de início da paralisação nacional para 5 ou 6 de maio foi reafirmado. Na tarde do dia 28, data em que os deputados prometem votar o PCS, haverá nova reunião da diretoria colegiada da Fenajufe.

Por Hélcio Duarte Filho, enviado a Brasília
Luta Fenajufe Notícias