.

28/06/2010

Categoria elegerá novos diretores de base do Sintrajud. Interessados devem preencher o formulário aqui

"Nesta segunda, 28, o Sintrajud inicia o período de inscrições para candidatos à direção de base. Todos os servidores associados podem se inscrever. Os eleitos serão os representantes oficiais da categoria nos locais de trabalho. Além disso, os diretores de base irão compor, com a diretoria executiva e representantes do Núcleo dos Aposentados, o Conselho de Base do Sintrajud. Essa será uma eleição complementar à realizada no ano passado para preenchimento de algumas vagas remanescentes em alguns locais de trabalho.

“O diretor de base faz a ‘ponte’ entre o Sindicato e o local de trabalho, fortalecendo a organização dos servidores”, diz Angélica Olivieri, diretora do Sintrajud. Cabe ao diretor de base trazer ao Sindicato os problemas do dia-a-dia e suas demandas, atuando como um comunicador. O diretor de base também participa das reuniões do Conselho de Base, que acontecem periodicamente. Nesses encontros, são debatidas e definidas as prioridades e bandeiras de lutas da categoria. É uma instância deliberativa, que garante a democracia no Sindicato. “Nosso Sindicato mantém uma tradição democrática que é rara no movimento sindical atual”, diz Cláudio Klein, diretor de base e servidor do TRF.

Novas lideranças
De acordo com Klein, este momento de luta demonstrou a capacidade de liderança de muitos servidores. “É muito importante que as pessoas que dirigiram a greve, inclusive no Comando de Greve, participem da direção de base”, acredita.

Para Adilson Rodrigues, diretor de base na JF de Santos, o diretor de base exerce um papel simples, mas fundamental. “Ele ajuda a encaminhar as demandas dos locais de trabalho e garante a presença do Sindicato em cada setor e fórum”, afirma. Com cerca de 15 mil servidores em todo o Estado, ele considera essencial que pessoas de diferentes locais assumam o compromisso de ajudar a dirigir a categoria. Adilson concorda que a eleição acontece num momento privilegiado. “Vimos quem tem o dom e vocação e, principalmente, o compromisso de chamar para si a responsabilidade de organizar, queremos que quem já é direção de fato, seja direção de direito”, sustenta Adilson.

Os interessados devem preencher aqui o formulário de inscrição. "