.

22/06/2010

Ato unificado, nesta quarta (23/6), reunirá servidores das Justiças e universidades paulistas

Categorias em greve unem forças às 16h, na Praça João Mendes, pelo direito de greve e em defesa do serviço público

Nesta quarta, 23, depois da assembleia estadual no Fórum Trabalhista da Barra Funda, os servidores seguirão até a Praça João Mendes, onde será realizado um ato unificado do funcionalismo. Os trabalhadores do Judiciário Federal e Estadual e das universidades paulistas (USP, Unesp e Unicamp) vão unir suas forças para reivindicar suas pautas salariais e defender o direito de greve e o serviço público de qualidade. As três categorias estão em greve e enfrentam diversas retaliações, entre elas, o desconto dos salários em vez de negociação.

Esse será o segundo ato conjunto entre os servidores das duas Justiças. Na última quarta-feira, 16, os federais foram em passeata do TRE, onde houve uma assembleia estadual, até a Praça João Mendes. O encontro das duas categorias foi emocionante e demonstrou a força do movimento durante a manifestação que reuniu cerca de quatro mil pessoas.

?Esperamos que o ato seja um sucesso como foi o anterior?, diz Sylvio Micelli, diretor da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Assetj). De acordo com ele, a greve do TJ continua forte e até agora nenhuma negociação foi concluída. Nesta terça, houve reunião com o Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa e os representantes dos servidores do TJ. Nesta quarta, antes do ato unificado, a categoria também faz assembleia estadual às 14h.

Assim como os servidores do Judiciário Federal, os servidores do TJ têm a data-base sucessivamente desrespeitada. ?Nós estamos unidos umbilicalmente a partir do ataque que sofremos ao nosso direito de reposição salarial e, principalmente, ao direito de greve?, afirma o diretor de base do Sintrajud Adilson Rodrigues, da JF/Santos. ?Nós que asseguramos à sociedade um direito que não estamos tendo, que é a justiça, estamos mais unidos e irmanados na defesa uns dos outros?, ressalta.

Da Redação do Sintrajud. Foto: Wladimir de Souza