.

22/06/2010

Sindicalize-se: Sindicalizados fortalecem a luta da categoria

"Contra o imposto sindical, Sintrajud tem histórico de conquistas custeadas com a contribuição voluntária dos servidores

A solidariedade da categoria tem sido fundamental na luta pelo PCS. Até o dia 18/06 o Fundo de Greve já havia arrecadado R$ 197 mil reais. O valor, embora insuficiente, será integralmente usado para ressarcir os salários descontados dos servidores do TRE e JT, em greve.

Grande parte das doações foi de servidores do TRF e JF que abriram mão do imposto sindical e destinaram-no ao Fundo. Assim, a parte que caberia ao Sindicato (60%) e seria devolvida a cada servidor foi revertida para a luta pela aprovação do PL 6613/09, contra o congelamento e pelo direito de greve.

O Sintrajud acredita que a entidade sindical deve ser mantida com a contribuição voluntária de cada trabalhador, por isso propôs a devolução do imposto. “Só assim, o Sindicato é independente de governos e patrões”, diz Cléber Aguiar, diretor do Sintrajud. Para ele, a categoria deve contribuir com o Sindicato por entender que ele a representa na defesa e na conquista de seus direitos.

Histórico de luta

Sem os três PCS, que foram conquistados depois de longas greves, hoje, o salário médio da categoria seria de R$ 851, de acordo com estudo realizado pelo economista do Sintrajud Washington Moura Lima.

“Todas as nossas vitórias foram custeadas pela categoria, por isso a participação de todos no Sindicato é fundamental”, afirma Cléber.

Nesses 45 dias de greve, o Sintrajud tem utilizado todos os seus recursos para as atividades de greve. Cada ônibus que vai a Brasília, que vai para as assembleias estaduais, cada faixa, tudo é financiado pelo Sindicato, ou seja, pelos sindicalizados. “É como qualquer serviço onde você é beneficiado, inclusive os serviços públicos. Existe um custo. Quem tem que custear o Sindicato é a própria categoria”, destaca.

Cléber alerta que fazer parte do Sindicato fortalece a entidade. Ele lembra também que o Sintrajud, além de combativo, é democrático. “Todas as opiniões são ouvidas. O Sintrajud é controlado pela categoria. Acreditamos na força do servidor. Por isso, se você ainda não é sócio sindicalize-se”, finaliza.

Preencha sua ficha aqui e fique sócio.
"