.

13/04/2010

Servidores protestam pelo PCS-4 e contra congelamento salarial nesta quarta, 14/4

Nesta quarta, 14/4, será dia de ir à luta pela aprovação do PL 6613, que revisa os salários dos servidores, e contra o PLP 549, que prevê o congelamento salarial do funcionalismo até 2019. Ambos encontram-se na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), da Câmara. Haverá atos públicos na porta dos principais locais de trabalho de São Paulo: na capital, será às 13h, em frente ao TRF, ao TRE (Miquelina) e à JT/Barra Funda; em Santos será em frente à JF e à JT às 11h. Na JF/Santos, os servidores também vão cobrar melhores condições de trabalho. Haverá um mural com a exposição das principais reivindicações da JF.

É importante que todos os servidores reservem esse momento para participar dos atos pelo PCS. O Sintrajud está desde o início do ano pressionando os deputados da Comissão para colocarem o projeto em votação e por sua aprovação. Mas até agora o projeto não foi votado. ?A categoria tem que participar dos atos, assembleias e manifestações convocadas pelos seus sindicatos. Não é para pressionar os colegas, mas já está claro que sem luta não vamos conseguir nada. O governo vai tentar atrasar ao máximo a votação desse projeto?, afirma Antonio Melquíades, o Melqui, diretor do Sintrajud e da Fenajufe.

Para ele, o governo estaria tentando barrar o PCS, enquanto quer a aprovação do congelamento. O PL 6697, que revisa os salários dos servidores do MPU, já foi colocado em votação, mas o deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), vice-líder do governo na Câmara, pediu vistas ao projeto e ainda sugeriu que fosse realizada uma audiência pública ou a criação de uma comissão especial para analisar todos os projetos de reajuste de servidores. Busato é o relator do PLP 549, que congela os salários e pode inviabilizar o PCS. É provável que ele também peça vistas quando o PCS do Judiciário for à votação. Por isso, para o Sindicato, a força da categoria será fundamental para vencer a resistência do governo.

Campanha nacional
Sindicatos de todo o Brasil estão organizando atividades nos dias 14 e 15 de abril, conforme calendário de lutas aprovado no Congresso da Fenajufe, realizado entre os dias 27 e 31 de março em Fortaleza (CE). No dia 15, servidores públicos federais de todo o país farão uma marcha em Brasília contra o congelamento de salários, a precarização do serviço público e em defesa dos direitos.