.

01/06/2010

No “apagão” pelo PCS, atos agitam pelo menos 18 estados do país nesta terça

"Manifestações chamam toda categoria a parar para fazer o ‘apagão’ do Judiciário e MPU pela aprovação do PCS-4

Levantamento feito pela reportagem do Luta Fenajufe Notícias constatou que em pelo menos 18 estados do país haverá protestos nesta terça-feira, 1º de junho, Dia Nacional de Luta do Judiciário Federal e do MPU.

A manifestação foi batizada de “Apagão do Judiciário”. É uma referência à meta de tentar paralisar todos os setores e alcançar adesão superior ao quadro atual da greve, que deve atingir nesta terça 23 estados do país. O mote é: todos na greve no apagão do Judiciário.

Os protestos ocorrem num dia em que há a expectativa, ainda não confirmada, de que o presidente do STF, Cezar Peluso, possa discutir o PCS da categoria com o Ministério do Planejamento. Por conta disso, o endereço do protesto dos servidores do Distrito Federal será justamente o Planejamento, na Esplanada dos Ministérios.
Em consonância com a ideia de trazer para greve quem ainda não aderiu, em pelo menos duas grandes cidades do Paraná, Curitiba e Londrina, a Justiça do Trabalho, parada desde o dia 12, ""levará"" a greve às Justiças Eleitoral e Federal, nos quais os servidores ainda não estão no movimento. “Vamos tentar estender a greve”, explicou Carla Rovel, dirigente do sindicato dos servidores da Justiça do Trabalho (Sinjutra), durante a reunião ampliada da federação nacional (Fenajufe), no domingo (30), em Brasília. “Juntos somos fortes, unidos seremos invencíveis”, disse. No Paraná, três sindicatos, um de cada tribunal, representam a categoria.

No ritmo da greve

O ""apagão"" promete ser barulhento e agitado em muitas cidades. Na terra do samba, o sindicato está convocando a categoria a levar cornetas para a manifestação que ocorrerá, a partir das 15 horas, em frente à sede do Tribunal Regional do Trabalho, na rua do Lavradio, na Lapa, região boêmia do Rio de Janeiro. É uma alusão às tão animadas e barulhentas quanto polêmicas vuvuzelas, cornetas de um metro de cumprimento que devem ser levadas pelos torcedores sul-africanos aos jogos da Copa do Mundo para tentar ensurdecer os adversários.
Em Recife (PE), durante o ato que acontecerá no TRE, haverá um almoço para os servidores, que, como em outras manifestações naquele estado, provavelmente será servido ao som pulante do frevo.
A música também deverá embalar o protesto previsto para Teresina, no Piauí, mas no ritmo do xote “Ladainha da Greve”, que virou sucesso musical desta campanha e foi ‘exportado’ para outros estados. A letra da música se encaixa com perfeição no mote do ‘apagão’ desta terça:
“Quem não greva não merece PCS/E sem greve o governo agradece
Quem não greva o movimento enfraquece/Se a coisa for assim só a gente é que padece//Vem pra cá pra discutir o PCS/É reunindo que a nossa luta cresce/E quem greva a sua luta fortalece/PCS é a gente que merece”.
Ao som do samba, das vuvuzelas, do frevo ou do xote, nas manifestações do 27º dia de paralisação nacional a ""boa"" é todo mundo entrar no ritmo e no compasso da ‘greva’.

Por Hélcio Duarte Filho
Luta Fenajufe Notícias

Quadro nacional da mobilização prevista para
1º de Junho, Dia do Apagão no Judiciário Federal e MPU

SÃO PAULO
Na capital, ato às 15h, no TRE;
Em Santos, ato na JT, às 14h; depois, ato com servidores da Justiça do estado no fórum estadual

AMAZONAS
Servidores do TRT vão em conjunto, pela manhã, ao TRE, onde fazem ato público

PIAUÍ
Ato público ‘apagão’ no TRE, em Teresina;

CEARÁ
Ato conjunto do Judiciário em frente à Justiça Federal, em Fortaleza

ALAGOAS
Ato público ‘apagão’ no TRE, a partir das 8h, em Maceió;

MARANHÃO
Passeata em São Luís: concentração às 9h no TRT, de onde saem em passeata para o TRE encerram o ato na Justiça Federal;

SANTA CATARINA
Ato pela manhã em Florianópolis com servidores do Judiciário e MPF e MPT ;

PARANÁ
Servidores da JT, em greve, fazem atos no TRE e na JF, em Curitiba, a partir das 13h;

MINAS GERAIS
Ato na JF, em Belo Horizonte, a partir das 13h;
Passeata em Juiz de Fora, reunindo todas as cidades da Zona da Mata, a partir das 13h;

PERNAMBUCO
Ato público às 15h no TRE, em Recife;

BRASÍLIA
Ato às 15h no Ministério do Planejamento;

PARAÍBA
Ato unificado do TRT e JF

BAHIA
Ato na Paralela, às 14h

PARÁ
Ato com caminhada ao TRE de Belém.

GOIÁS
Ato 14h no TRT; e às 15h30 na JF

MATO GROSSO
Ato às 15 horas, em frente ao TRE, em Cuiabá;

MATO GROSSO DO SUL
Ato às 11h nas Varas Trabalhistas

RIO DE JANEIRO
Ato no TRT da rua Lavradio, às 15h.

*Fontes: sites dos sindicatos, da Fenajufe e contatos telefônicos com sindicatos.
"